O concelho de Melgaço anuncia um investimento de mais de 570 mil euros no sistema de abastecimento de água. De acordo com a informação enviada à imprensa com a execução deste projeto, o município pretende “aumentar o controlo sobre a rede e atuar para reduzir perdas nos sistemas de abastecimento de água em baixa que se encontram sob sua gestão, estabelecendo como meta de “redução de perdas reais de 11.436,63 m3, em 2022”.
Designada “Redução das perdas de água nos sistemas de Abastecimento de Água no concelho de Melgaço”, a candidatura foi aprovada no âmbito do Plano Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), do Portugal 2020, e tem uma contribuição do Fundo de Coesão de 40%.
O município de Melgaço gere 18 zonas de abastecimento de água para consumo humano, provenientes de 55 origens próprias, abrangendo 6.006 consumidores. Como entidade gestora dos sistemas de abastecimento de água tem ainda sob a sua gestão uma zona de abastecimento em que a água é comprada à empresa Águas do Norte, SA e que abrange 2.040 habitantes. Neste contexto o município destaca que os sistemas de água sob a sua gestão são constituídos por “232,4 km de rede de abastecimento, 4.399 ramais domiciliários e 30 reservatórios com a capacidade máxima de 3.249 m3”. A taxa de perdas aferida pelo município e validada pela ERSAR no ano de 2017 para todas as zonas de abastecimento de água sob gestão do município encontra-se nos 38%, conforme balanço hídrico. Perante tal, e com a aprovação desta candidatura, a autarquia pretende “reduzir a carga nos esgotos, visto que a água perdida normalmente se infiltra no sistema de saneamento e, consequentemente, aumenta o caudal afluente às estações de tratamento de águas residuais, reduzir os riscos para a saúde e garantir maior segurança no abastecimento, diminuir os custos energéticos associados ao processo de bombagem de água, dos custos inerentes ao seu tratamento e dos custos operacionais de reparação de roturas na rede, o que se traduz na diminuição do custo de cada m3 de água”.
O projeto prevê a implementação de um conjunto de ações e obras conducentes à diminuição efetiva de perdas reais de água através da aquisição de equipamentos para a deteção e localização de fugas e, paralelamente, a criação de zonas de medição e controlo (zmc´s) que permitam, de forma sistemática, “aceder aos dados mais relevantes para uma correta monitorização da rede e implementação de telegestão, substituição de condutas das infraestruturas mais suscetíveis de originarem perdas (como é o caso do sistema de abastecimento da vila de melgaço), bem como da impermeabilização de reservatórios”.
Após a conclusão destes trabalhos, prevista para 2021, Melgaço ficará com um serviço de água mais eficiente, garantindo uma melhor gestão e contribuindo para uma maior sustentabilidade deste recurso natural essencial, cada vez mais escasso. A destacar que, em virtude das demais intervenções que a autarquia tem realizado, Melgaço tem uma “cobertura do sistema em 100% ao nível populacional”, refere a mesma nota.