O mau tempo que se regista nos Açores levou hoje ao cancelamento de várias ligações aéreas, originou prejuízos em telhados de alguns imóveis e obrigou, ainda, ao encerramento do porto das Lajes do Pico.
Em comunicado, o capitão do Porto da Horta, nos Açores, Diogo Branco, determinou, “em face da evolução das condições do estado do mar, o fecho do porto das Lajes do Pico a toda a navegação”.
As condições meteorológicas nos Açores estão também a afetar as ligações aéreas, tendo a SATA Air Açores, que assegura os voos entre as nove ilhas, cancelado ligações para as Flores, Corvo, São Jorge, Pico, Graciosa e Horta, afetando cerca de 160 passageiros, disse à agência Lusa o porta-voz da companhia, acrescentando que a realização daquelas ligações “aguarda uma melhoria do tempo na Terceira para que o voo possa sair de Ponta Delgada”. António Portugal adiantou que “foi cancelada a ligação da SATA Internacional Lisboa/Horta/Lisboa”, indicando que os passageiros serão reencaminhados “via Ponta Delgada em voos da SATA Air Açores”.
O mau tempo provocou alguns danos, ainda, “pouco significativos”, na “cobertura da Escola Básica e Secundária de Velas, em São Jorge”, enquanto nas Flores “foi necessário desobstruir uma ribeira em Santa Cruz”, informou o Serviço Regional de Proteção Civil. A mesma fonte e os Bombeiros dos Açores, informaram, ainda, que “o vento retirou parte da cobertura de uma bomba de gasolina na Praia da Vitória, na Terceira, sem provocar vitimas, e na zona industrial de São Roque do Pico alguns armazéns registaram problemas nas suas coberturas”.
As ilhas das Flores e Corvo estão hoje sob aviso laranja, entre as 2h00 e as 15h00 de hoje, devido à previsão de vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também aquelas duas ilhas sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 00h00 de quarta-feira. Estão sob aviso amarelo, ainda, as ilhas Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, no grupo central, tendo em conta a previsão de vento forte e agitação marítima até às 00h00 de quarta-feira.