No seguimento da sua política de gestão ambiental, a MatosinhosHabit encontra-se em processo de diagnóstico para obtenção do certificado “Coração Verde” no conjunto habitacional Ribeiras – I, em Perafita.
Promovido pela Lipor, no âmbito do projeto educativo “Geração+”, esta iniciativa, segundo a MatosinhosHabit, tem como base o “melhoramento e a intensificação dos processos instituídos em várias áreas essenciais como a gestão ambiental, gestão da água e da energia, e a gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados”.
Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica que “nesta fase inicial, escolhemos Ribeiras – I por se tratar de um conjunto habitacional que desde cedo optou por implementar boas práticas ambientais, tanto ao nível da reciclagem como no tratamento e gestão de resíduos. Este certificado irá distinguir não só o conjunto habitacional em causa como também os seus moradores, enquanto exemplo a seguir em termos de conduta ambiental e de sustentabilidade. Nesse sentido, consideramos que o “Coração Verde” será uma boa forma de reconhecimento pelo esforço e empenho que os nossos munícipes têm levado a cabo em nome da causa ambiental”.
De acordo a MatosinhosHabit, os critérios para obtenção do certificado “Coração Verde” têm por base um diagnóstico inicial que identifica necessidades concretas, sendo depois desenvolvidas uma série de acções para colmatar as carências detetadas. Após esta avaliação, o processo desenvolve-se tendo em conta um plano de ação, previamente definido, que engloba várias fases: intervenção, certificação e gestão da certificação. Todos estes procedimentos são acompanhados por uma equipa especializada que disponibiliza todo o apoio necessário para a implementação e desenvolvimento das iniciativas a seguir. O acompanhamento técnico mantém-se após a certificação com o intuito de garantir a manutenção das práticas estabelecidas.
A MatosinhosHabit tem já previstas várias acções para envolver a comunidade no projeto, nomeadamente a “auscultação dos habitantes e sensibilização da mesma para a importância da reciclagem, apoiada pela distribuição de Ecobags”; a “implementação de uma horta comunitária ou canteiro vertical de aromáticas e flores, construídas com a população e na qual está incluída uma ação de formação para o efeito”; e a “reabilitação do espaço comum central da praceta, uma intervenção da responsabilidade dos jovens residentes no conjunto habitacional das Ribeiras – I”, sensibilizando-os também para a “adoção de hábitos responsáveis no que respeita à recolha dos dejetos de animais de companhia”, refere o comunicado.
Como parceiros institucionais, a MatosinhosHabit conta com a colaboração da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos na articulação para a gestão funcional da recolha de resíduos e na divulgação do projeto; com a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo na parte da limpeza e manutenção, acompanhamento dos trabalhos, e na operacionalização da requalificação da praceta, efectuada em simultâneo pelos jovens e pela equipa da MatosinhosHabit; e com a LIPOR no âmbito das ações de sensibilização e formação para construção de hortas e canteiros.