A MatosinhosHabit, em articulação com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lipor, distribuíram, junto dos munícipes da Biquinha:“Ecobags”. Esta iniciativa pretende “incentivar a prática da reciclagem e sensibilizar a população para uma correta separação de resíduos urbanos”, refere a associação em comunicado.
A acção, levada a cabo pela MatosinhosHabit, contemplou 650 famílias matosinhenses do concelho. O objetivo era “reforçar a estratégia da autarquia para um município mais verde e ecológico, onde as preocupações ambientais são uma realidade”, diz o mesmo comunicado. Para além da disponibilização de sacos para a praticada reciclagem, a Câmara Municipal de Matosinhos substituirá também diversas ilhas de ecopontos, facilitando o acesso dos cidadãos aos mesmos e modernizando todos os equipamentos locais.
“Com a iniciativa “Ecobags” pretendemos sensibilizar a comunidade matosinhense para a importância da reciclagem, uma prática que deve começar na casa de cada um com a separação dos nossos resíduos domésticos. Nesse sentido, distribuiremos “Ecobags” como também iremos renovar e substituir os ecopontos do concelho, para que todos tenham acesso facilitado a várias opções de reciclagem. Se cada um fizer a sua parte estaremos todos a contribuir não só para um concelho mais sustentável como também estaremos a colaborar para um planeta mais saudável”, refere Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit.
O momento da entrega do “Ecobags” foi ainda aproveitado para o esclarecimento de algumas dúvidas relacionadas com a correta separação de resíduos junto dos munícipes. Desta forma cumpriu-se o objectivo da Câmara Municipal de Matosinhos e da MatosinhosHabit no que diz respeito ao fomento da participação nos hábitos de reciclagem da população, uma vez criadas as condições necessárias para que a comunidade se empenhe, ativamente, na sustentabilidade do concelho.
A MatosinhosHabit alicerça a sua ação no fundamental direito à habitação, onde se encaixa a reabilitação urbana, além de providenciar residência digna para todos os cidadãos. Tem ainda sob sua responsabilidade projetos de desenvolvimento e integração social e de melhoria contínua da qualidade de vida da população, para além da gestão do edificado municipal.