A Câmara Municipal de Matosinhos e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) vão amanhã, pelas 11 horas, estabelecer um protocolo que permitirá dar um novo impulso ao Centro de Monitorização Ambiental (CMIA) de Matosinhos, dedicado à divulgação científica e à educação ambiental em domínios relacionados com o mar.
A assinatura do acordo terá lugar na sala de sessões pública dos Paços do Concelho contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do presidente do Conselho Diretivo do CIIMAR, Vítor Vasconcelos.
O CMIA de Matosinhos abriu as portas em 2010, tendo as atividades realizadas pelo centro alcançado 18.416 pessoas até ao final de junho. Abrangendo o público escolar de todos os níveis de ensino e também investigadores, o equipamento acolhe exposições itinerantes, promove saídas de campo e organiza palestras, workshops e seminários, fornece apoio técnico e científico às escolas do concelho e realiza ações de formação em contexto de trabalho, nomeadamente estágios profissionais e curriculares.
Tendo funcionado inicialmente no edifício da Praia do Titã que atualmente acolhe o Posto de Turismo de Matosinhos, o CMIA está instalado desde 2015 no piso zero da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. O novo protocolo vai permitir uma abordagem mais abrangente na área do mar e do ambiente.