Pela primeira vez, o cidadão poderá ser diretamente recompensado por optar, no seu dia-a-dia, por soluções de mobilidade amigas do ambiente, evitando emissões de dióxido de carbono. Depois de um período-piloto, limitado a uma população de 50 utilizadores, a integração das trotinetes da empresa Flash na plataforma AYR desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) foi publicamente apresentada, esta segunda-feira, em parceria com a autarquia de Matosinhos e representa o início das operações em ambiente real de cidade.
“Pela primeira vez no mundo, vai ser possível quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável, nomeadamente as trotinetes elétricas”, explica Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. “O início das operações da Flash na cidade de Matosinhos vai ser marcado pela integração do serviço de trotinetes na plataforma AYR, do CEiiA, num caso pioneiro para a micro-mobilidade ativa a nível global que muito nos orgulha”, sublinha José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos.
A plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, visa quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas na mobilidade urbana, recompensando os utilizadores pela adoção de comportamentos sustentáveis. Baseando-se em tecnologia Blockchain, permite criar um mercado local de emissões evitadas onde os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis.
“A integração na plataforma AYR é mais um ponto diferenciador da Flash. Através desta quantificação das emissões de dióxido de carbono evitadas, os utilizadores terão facilmente noção do impacto ambiental positivo gerado sempre que escolherem as trotinetes elétricas da Flash. Com o início da atividade em Matosinhos, damos mais um grande passo para servir os habitantes do Grande Porto, facilitando a deslocação das pessoas em toda a região, servindo como um complemento aos transportes públicos”, avança Felix Petersen, responsável da Flash, “é com uma enorme honra que somos protagonistas deste projeto inédito, passando a operar em Matosinhos e a pagar as taxas de ocupação do espaço público à autarquia em AYRs”.
A Flash vai disponibilizar 300 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha, definidos em conjunto com a Câmara Municipal e as autoridades de segurança. Os utilizadores beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem, que só a empresa oferece, mediante o estacionamento nos pontos de partilha definidos. A Flash é, também, atualmente a única operadora de trotinetes elétricas a mostrar na sua APP os pontos de estacionamento, promovendo, assim, a correta ocupação do espaço público.
“O CEiiA, referência internacional na monitorização da mobilidade de baixo carbono, lança agora um projeto pioneiro para a descarbonização das cidades centrado no cidadão, um contributo estratégico para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, sustenta Catarina Selada, responsável pela área da Cidades do CEiiA – Colab Smart & Sustainable Living, “consideramos que lançar mundialmente este projeto em ambiente real na cidade que nos acolhe, Matosinhos, é extremamente simbólico, pensando globalmente e agindo localmente”.
A aplicação AYR, que começou a ser desenvolvida há cerca de dois anos, surgiu de um desafio proposto pelas Nações Unidas relacionado com a descarbonização das cidades e com a redução das emissões de CO2 e pretende ajudar o utilizador a tomar decisões sustentáveis no seu dia-a-dia. Depois de Matosinhos, a aplicação AYR passará a funcionar em Cascais e em Nova Iorque, onde foi recentemente apresentada no âmbito da maior conferência de cidades inteligentes norte-americana.