BluAct. É este o nome do projeto que envolve sete cidades europeias e que pretende estimular a economia azul de forma sustentável. Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa que envolve, ainda, Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).
Para incentivar o desenvolvimento de projetos nesta área, a Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do BluAct, promove um concurso dirigido a pessoas com projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na economia do mar.
Todos aqueles que possuam ideias empreendedoras que visem o crescimento da economia azul poderão candidatar-se até 9 de fevereiro de 2020. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário online disponível em www.cm-matosinhos.pt/p/BluAct, onde também é possível ter acesso ao regulamento do concurso.
Após a submissão das candidaturas, segue-se a fase de seleção, que decorre até 23 de fevereiro, e que vai apurar 10 ideias de negócio que durante quatro dias (de 26 de fevereiro a 2 de março) vão participar num programa de ideação, para apoio à dinamização de um modelo de negócios. A 2 de março, durante a manhã, cada um dos projetos terá a oportunidade de apresentar o seu “pitch” perante o júri, momento após o qual serão escolhidas cinco ideias de negócio. Já durante a tarde, aos cinco projetos apurados juntar-se-ão às cinco empresas selecionadas após a avaliação de candidaturas. Destes 10 projetos empresariais, que farão o “pitch” final, serão selecionados apenas três.
A importância da troca de experiências entre cidades portuárias
O concurso integra, ainda, a realização de um programa de aceleração para os três vencedores, ao qual se segue a incubação, durante um ano, na UPTEC. Refira-se que o concurso prevê, ainda, um prémio extra patrocinado pela Super Bock para a ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico.
Acrescente-se, também, que Matosinhos recebe, já em janeiro de 2020, o encontro que irá reunir todas as cidades envolvidas no projeto que é financiado pelo URBACT III – programa da União Europeia que ajuda as cidades a desenvolver soluções sustentáveis nestas áreas. Com a participação e experiência de cada uma das cidades europeias, tem sido possível dinamizar boas práticas e partilhar projetos que influenciam o processo de desenvolvimento sustentável no contexto das cidades portuárias.