A campanha “Mariscar SEM Lixo”, da Ocean Alive, prepara-se para dinamizar uma nova ação de sensibilização e limpeza do cais palafítico da Carrasqueira e porto do Possanco, na Comporta, a realizar-se no dia 18 de fevereiro. Caso as condições atmosféricas não o permitam, a iniciativa será no dia 25.
No ano passado, participaram nesta ação 155 voluntários e foram retirados do estuário do Sado 6,6 toneladas de lixo. Esta campanha visa acabar com o mau hábito de se deixar as embalagens de plástico de sal fino na maré depois do seu uso para apanhar lingueirão e casulo e eliminar a contaminação do ecossistema das pradarias marinhas do estuário do Sado pelo plástico introduzido pela comunidade piscatória e lúdica local, através da mariscagem.
Os voluntários interessados em participar podem inscrever-se através do e- mail oceanalive.info@gmail.com, no website da organização ou através da página de Facebook. A iniciativa é organizada pela Ocean Alive, com o patrocínio do Oceanário de Lisboa e da Oceano Azul Foundation, coorganização da Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira e a parceria da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia da Comporta, Herdade da Comporta, Reserva Natural do Estuário do Sado e Ambilital.