Marinha contribui para estudo científico nas Ilhas Selvagens
O NRP Douro regressou esta terça-feira, dia 12 de setembro, ao Funchal após ter terminado a missão de acompanhamento do navio científico Yersin, às Ilhas Selvagens tendo realizado 87 horas de navegação.
Durante a missão, o navio da marinha deu apoio no transporte e desembarque dos cientistas e respetivo material, nas várias ilhas e ilhéus das Selvagens. Devido à limitação de meios do navio Yersin, que apenas dispõe de embarcações de casco rígido, não lhe era possível efetuar o desembarque no entre as rochas da Selvagem Pequena.
“A versatilidade dos meios orgânicos do patrulha Douro permitiu não só dar apoio às operações de mergulho nos baixos a norte do Ilhéu de Fora, mas permitiu também o desembarque, em segurança, na Selvagem Pequena, para o estudo da nidificação da enorme comunidade de aves marinhas naquela ilha”, pode ler-se em comunicado.
No dia 10 de setembro, a missão concentrou-se na Selvagem Grande, tendo sido realizados diversos mergulhos a Oeste da Baia das Cagarras, e o estudo do regresso aos seus ninhos das cagarras ao pôr do sol.