Mares Circulares, ambicioso programa ibérico de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos, chega à Praia de Galapinhos, no próximo dia 17 de novembro.
Uma das mais emblemáticas praias do Parque Natural da Arrábida vai ser percorrida por um grupo de voluntários que procederá à recolha de resíduos (que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva) e de PET (que será transformado e reintroduzidos na economia). A ação, promovida em colaboração com a Organização Não Governamental – Chelonia, decorre entre as 10h30 E AS 12h00 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
Mares Circulares convida a população a juntar-se à iniciativa. Para participar como voluntário basta enviar um email para socialmedia@chelonia.es e identificar a praia, o nome e número de pessoas. Está confirmada a presença de voluntários da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), do Centro Jovem Tabor e dos escuteiros. Além de um grupo de trabalhadores da Fábrica de Azeitão da CCEP (a celebrar este ano o quadragésimo aniversário) e de funcionários da autarquia de Setúbal. O município apoia ativamente a iniciativa e lançou o repto aos seus colaboradores para dedicar uma manhã ao ambiente e sustentabilidade.
O programa de intervenção e voluntariado, Mares Circulares é um projecto da Fundação Coca-Cola e da Coca-Cola European Partners (CCEP). Arrancou no início de agosto com uma ação de limpeza na Praia
da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos) e Ilha de Faro (Algarve).
Realizaram-se também acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as
embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente.
A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONG’s e fundações.
Em Portugal, o projeto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.
Mares Circulares é um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.
Esta iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.