O mês passado foi o março mais quente já registado na história e o 11º mês consecutivo em que se bate este recorde, uma sequência inédita em 137 anos de registos, indicaram meteorologistas norte-americanos.
A temperatura média mundial na superfície do planeta em março de 2016 foi “a mais alta para um mês de março nas estatísticas anuais sobre a temperatura mundial da NOAA”, a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, segundo um relatório desse organismo. A NOAA realiza essa avaliação desde 1880.
Em março, a temperatura média da Terra ficou 1,22ºC mais alta do que a média de todo o século 20, de 12,7ºC, segundo um relatório da NOAA. Esses recordes consecutivos de calor preocupam a comunidade científica, já que indicam que o processo de aquecimento global pode estar a acelerar.
O ano de 2015 foi o mais quente já registado, superando 2014, que por sua vez também tinha obtido esse recorde.
O relatório do órgão mostrou que a maior parte da superfície da Terra estava mais quente do que a média em março, “com um recorde notável de temperatura no leste do Brasil, maior parte do centro e leste da África, maior parte do sudeste da Ásia e grandes porções do norte e leste da Austrália”.
O noroeste do Canadá e o norte e oeste da Ásia tiveram temperaturas ao menos 3ºC mais alas do que a média registada entre 1981 e 2010.
Em contraste, a França e o Reino Unido registaram, em março, temperaturas um pouco mais baixas do que a média de 1981 a 2010.