Marca portuguesa de uvas poupa 80 toneladas de plástico com nova embalagem
A Herdade Vale da Rosa, produtor nacional de uva de mesa, alcançou na última campanha uma redução efetiva na utilização de plástico para a produção das suas embalagens a rondar as 80 toneladas. Com a introdução da embalagem Zero Plástico, a campanha de 2023 assinala mais um marco no compromisso da empresa de Ferreira do Alentejo em contribuir ativamente para o desenvolvimento de um setor agrícola mais sustentável, alinhado com as preocupações em torno da preservação ambiental e empenhado na redução da pegada ecológica da agricultura moderna.
Resultado de um investimento na ordem dos 500 mil euros, esta nova solução de packing livre de plástico de origem fóssil permite poupanças assinaláveis sem comprometer a qualidade e o sabor das uvas Vale da Rosa. Com uma imagem renovada, a nova embalagem é produzida a partir de cartão 100% reciclável, com selo FSC (Forest Stewardship Council), uma certificação internacional que promove o uso responsável das florestas e da conservação dos seus recursos naturais.
A par do material utilizado na composição da embalagem, esta é selada com uma película transparente biodegradável. Apesar da semelhança com o packing convencional, esta solução representa uma alternativa ecologicamente responsável, permitindo uma redução de aproximadamente 80 toneladas de plástico por ano.
Em visitas ao Chile e ao Perú, países de referência na produção de uva de mesa, os técnicos Vale da Rosa identificaram especialistas em refrigeração que já visitaram as instalações da empresa e estão a desenvolver um projeto de melhoria das condições no packing com a finalidade de melhorar a resistência e qualidade das uvas de uma forma natural, com recurso à otimização da cadeia de frio.
A Vale da Rosa é uma das poucas empresas em Portugal com Certificação SPRING – Programa de Certificação e Uso Eficiente de Água, onde esta é monitorizada por sondas capacitivas que desempenham um papel fundamental na Herdade, juntamente com a estação meteorológica que responsável pela gestão e monitorização da humidade do solo, bem como a capacidade de campo – parâmetros estes que permitem alcançar uma irrigação precisa e maior eficiência.
Igualmente assegurada estará a eficiente gestão técnica dos solos, reconhecida pela Certificação ZERYA, que atesta uma produção agrícola sem a presença de resíduos de pesticidas no produto final. A Herdade Vale da Rosa pratica também a técnica cover crop, assegurando anualmente a escolha das plantas que serão semeadas na entrelinha, com o intuito de melhorar a estrutura do solo, reduzindo a erosão, aumentando a matéria orgânica e a capacidade de retenção de água no solo. Esta técnica, associada à incorporação de estrume, tem permitido dar um incremento de matéria orgânica no solo, que, em alguns casos, chega a 1% de aumento.
A par do investimento em inovação ao nível das práticas agrícolas, a Vale da Rosa tem em marcha a implementação de um ambicioso projeto ao nível das energias renováveis, com a instalação de aproximadamente 900 painéis fotovoltaicos na Herdade, através do qual prevê alcançar a meta da neutralidade energética até ao final deste ano.