“Reciclar para ganhar” é o mote de um projeto inovador desenvolvido pela Lipor e testado na Póvoa de Varzim, que visa potenciar a separação de resíduos por parte dos cidadãos, aumentado de forma significativa os níveis da recolha seletiva e reciclagem dos resíduos de embalagens.
Desta forma, o Mercado Municipal dispõe, desde o passado sábado, 8 de dezembro, de uma máquina destinada a recolher resíduos recicláveis, atribuindo uma valorização direta. A vereadora do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Costa, inaugurou a máquina e explicou o seu funcionamento.
A cada entrega de resíduos a máquina devolve um talão de desconto com pontos, sendo que as valorizações são diferentes em função dos resíduos em causa colocados na máquina. A relação entre o material entregue e os pontos atribuídos é a seguinte:
- PET (garrafas de água ou refrigerantes) – 5 pontos;
- PEAD (iogurtes líquidos) – 3 pontos;
- ECAL (pacotes de sumo ou de leite) – 3 pontos;
- Aço e alumínio (latas refrigerantes) – 3 pontos;
- Embalagens de vidro (água, sumos, vinho) – 2 pontos.
Posteriormente, os pontos podem ser trocados na receção do mercado por vales de desconto em compras no próprio mercado, em bilhete de cinema no Garrett e em entrada na Varzim Lazer. A relação entre os pontos conseguidos e os benefícios é a seguinte: 100 pontos – 1€ de desconto em compras no Mercado Municipal, nos estabelecimentos aderentes, numa compra com valor mínimo de 5€); 200 pontos – 1 bilhete de cinema no Cine-Teatro Garrett e 300 pontos – 1 entrada na Varzim Lazer.