Mais de 60% dos portugueses, se tivesse oportunidade de trocar de viatura, gostariam de adquirir uma opção mais sustentável, sendo que 35,6% optaria por um veículo Híbrido, enquanto que 28,4% optaria por um veículo Elétrico. A conclusão é de um estudo levado a cabo pela DS AUTO, marca do GRUPO DECISÕES E SOLUÇÕES dedicada ao setor automóvel.
Quanto à tipologia mais desejada, o estudo aponta que, a maioria, com 44,4% das respostas, gostaria de adquirir um SUV/ TT, seguindo-se as tipologias Citadino, com 19,5% das respostas, Sedan ou Berlinas com 16,1% e Monovolume com 10%.
Mas quando as perguntas são que tipo de automóveis, em termos de combustíveis, os portugueses realmente possuem a maioria dos automóveis dos portugueses continuam a ser a gasóleo com 72% das respostas, seguido da gasolina com 18% e com uma enorme diferença temos com 5% os híbridos e 3% os elétricos. Já em termos de modelos, os citadinos aparecem em primeiro lugar com 36%, seguindo-se dos Sedan ou Berlina, com 24,9% e os SUV/ TT com 20,7%, indica o estudo.
“Assistimos a uma mudança nas tendências de consumo dos portugueses, que estão cada vez mais preocupados com o impacto que as suas escolhas têm no planeta. É notória a vontade que a maioria dos inquiridos tem em adquirir um automóvel que seja mais amigo do ambiente. Na DS AUTO temos em conta as preferências dos consumidores e estamos, neste momento, a formar uma equipas de profissionais que se dedicará a encontrar a viatura indicada para as necessidades de cada cliente, tentando tornar possível as intenções sustentáveis dos portugueses em relação aos seus automóveis”, declara Luís Rosa, diretor Coordenador Nacional da DS AUTO.