“Uma Gota de Água, Uma Gota de Óleo” foi o desafio proposto pela PRIO na edição do programa Eco-Escolas 2018/2019, que contou com mais de 190 escolas inscritas, mais de 200 trabalhos submetidos e mais de 55.000 alunos envolvidos na temática.
O desafio desta última edição pretendeu motivar a investigação sobre a importância do correto
encaminhamento dos óleos alimentares usados, e para tal a PRIO atribuiu um valor total de seis mil euros em prémios para os participantes.
A atividade, integrada no tema Resíduos e Mar, procurou ainda consciencializar os mais jovens para a poluição das águas e incentivar à mudança de hábitos diários, explicando o funcionamento e as mais valias de uma economia circular.
Os trabalhos foram submetidos aos critérios de avaliação do júri constituído por elementos da ABAE, PRIO, Comissão Nacional de Eco-Escolas nomeadamente representantes do Ministério do Ambiente (APA) e Educação (DGE). As participações, que envolveram mais de 55 mil alunos, contaram com as seguintes escolas vencedoras por categoria:
- História Coletiva | Escalão 1 – Escola Pátio da Inês, Marinha Grande
- Banda Desenhada | Escalão 2 – EB 2,3 Dr. H. Bento Gouveia, Funchal
- Vídeo Campanha | Escalão 3 – EB/Sec. Soares Basto, Oliveira de Azeméis
- Cartaz | Escalão 1 – EB de Chouselas, Vila Nova de Gaia
- Cartaz | Escalão 2 – EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro
Todos os trabalhos premiados estão disponíveis online.
A PRIO renovará esta parceria com ABAE e programa Eco-escolas este novo ano letivo 2019/2020 lançando novo desafio com a expectativa de que o número de participações seja ainda maior, contribuindo para sensibilizar e melhorar os hábitos dos mais jovens.
Anabela Antunes, diretora da Fábrica de Biocombustíveis da PRIO, refere que “nos principais postos da rede nacional da PRIO é possível depositar, sem qualquer custo, o óleo alimentar usado num oleão PRIO Top Level, sendo esta, mais uma forma através da qual a PRIO contribui para que os portugueses tenham alternativas disponíveis e práticas para onde encaminhar os seus resíduos”.