A Cepsa, em conjunto com a Redexis, tem já mais de 500 postos na Europa com painéis solares instalados, totalizando 12 mil painéis com uma capacidade de produção de 10 mil MWh por ano, o que permite reduzir as emissões de CO2 anuais em 3500 toneladas.
O objetivo das duas empresas é criar a primeira rede global de energia fotovoltaica em postos de abastecimento na Europa, sendo que estes painéis instalados abastecem os postos da Cepsa, enquanto o excedente é dirigido para a rede de distribuição, permitindo que 100% da rede de postos consuma eletricidade de origem renovável.
O vice-presidente da Cepsa, Pierre-Yves Sachet diz que a Cepsa “continua a transformar a rede com o objetivo de acelerar a transição energética e de se tornar líder em mobilidade e energia sustentável em Espanha e Portugal”, acrescentando ainda: “queremos oferecer aos nossos clientes diferentes soluções para a mobilidade sustentável, e em simultâneo uma experiência agradável e completa nos nossos postos de abastecimento, que estamos a converter em espaços de serviços de multimobilidade e de ultraconveniência”.
A aposta nesta transformação de postos de abastecimento enquadra-se na estratégia “Positive Motion” 2030 da Cepsa, através da qual a companhia ambiciona ser uma referência na transição energética.
A Redexis anunciou em 2022 o seu plano estratégico “Energía26″‘, que prevê um investimento superior a mil milhões de euros em cinco anos para reforçar a implementação de infraestruturas sustentáveis e de transição energética, bem como apoiar a transformação do setor em termos de sustentabilidade e eficiência.