A Associação dos Escoteiros de Portugal organizou no último sábado, dia 23 de fevereiro, a Atividade Nacional “Passo a Passo” uma ação de limpeza de praias que esteve espalhada um pouco por todo o país, incluindo regiões autónomas e praias fluviais no interior e arrecadou largas dezenas de quilos de lixo marítimo. Esta ação reuniu cerca de “2.250 Escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal”, lê-se na nota enviada à imprensa.
Numa época em que cada vez mais a poluição e os problemas ambientais ganham contornos preocupantes, também a preocupação ambiental está em primeiro plano para inúmeros indivíduos e entidades. Foi neste âmbito que a Associação dos Escoteiros de Portugal realizou este fim-de-semana mais uma atividade em prol do desenvolvimento sustentável, desta vez juntando dezenas de Grupos que estiveram dispersos por mais de 15 praias em todo o país com um objetivo comum: a luta contra o lixo marítimo.
Sob um mote muitas vezes adotado por esta associação juvenil – “Pensar global, agir local”, inúmeros grupos da Associação estiveram presentes em várias regiões portuguesas, cobrindo Portugal Continental de norte a sul, não esquecendo a região insular e tendo assim garantido cobertura de praias nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Além da limpeza de praias, os Escoteiros de Portugal, com jovens entre os 7 e os 21 anos de idade, sentaram-se para refletir sobre os seus comportamentos e para assumir um compromisso com o ambiente, elegendo pelo menos um comportamento a alterar em prol do desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Esta ação contou com o apoio de várias instituições, nomeadamente autarquias locais, PSP, GNR, corporações de Bombeiros, do Núcleo Museologico do Mar, em Buarcos, e do Movimento Claro de Cascais e Sintra, uma instituição que conta já com várias campanhas de consciencialização nas escolas sobre o problema dos plásticos descartáveis e ações de limpeza de praia.
Miguel Gonzalez, Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal considera que “os nossos jovens tomaram consciência do desafio que é limpar tão pequenos pedaços de plástico e outros lixos não degradáveis e perceberam que é fundamental alterarmos os nossos comportamentos. Foi muito inspirador observar jovens de diferentes idades a analisar o que podem mudar no seu dia-a-dia de forma a reduzirem o seu impacto no ambiente e confesso que estou muito ansioso por saber os resultados desta reflexão”.
Esta ação surge no âmbito das comemorações do Dia do Fundador, uma data importante no Escotismo já que marca o aniversário do seu fundador, Lord Robert Baden Powell, que decorreu no passado dia 22 de fevereiro. Assim, escoteiros de todo o país puseram em prática uma das suas máximas, a de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”, contribuindo afincadamente para a luta contra o lixo marítimo