Mais de 1200 estudantes do Secundário integram estágios da iniciativa Ciência Viva no Laboratório
Julho é sinónimo de férias escolares mas não para todos os estudantes. Há um grupo de alunos que está em laboratórios de investigação, a trabalhar lado a lado com os cientistas. São mais de 1200 em todo o país, entre julho e setembro.
Esta é já a 21.ª edição da Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, em que através dos estágios do MARE, os estudantes aprendem as técnicas básicas de campo e de laboratório para estudar os ecossistemas dos estuários.
Na companhia de cientistas, os estudantes do Ensino Secundário aprendem a recolher amostras de água e de sedimento, a identificar espécies estuarinas e a avaliar a qualidade ambiental das diferentes zonas do estuário a partir da análise dessas recolhas.
Criada em 1997 pela Ciência Viva, a iniciativa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias já proporcionou a cerca de 15 mil estudantes do ensino secundário o contacto direto com o trabalho de investigação em laboratórios e instituições científicas em todo o País através de mais de 5 000 estágios.
A edição deste ano conta com mais de 300 estágios em 80 instituições científicas, abrangendo um total de 1 230 estudantes.