O município da Maia, a bp Portugal e a Maiambiente assinaram uma carta de compromisso cujo objetivo assenta em compensar as emissões de carbono resultantes do consumo de combustíveis rodoviários em postos de abastecimento bp, através do programa Drive Carbon Neutral.
Desta forma, explica a Maiambiente, as emissões de carbono pela frota de viaturas da empresa serão compensadas através do “bp Target Neutral”, utilizando “créditos de carbono gerados a partir de projetos globais” que financiam a “utilização de energias renováveis e baixo carbono”. Promover a proteção das florestas é também um dos objetivos deste protocolo, que “prevê reflorestar uma área localizada nas margens do Rio Leça, tendo como premissa a preservação de espaços verdes”, refere um comunicado divulgado pela Maiambiente.
“A Maia está firmemente empenhada na descarbonização do seu território. Atingir a neutralidade carbónica no espaço de uma década é possível para a Maia, assim saibamos encontrar parceiros que nos ajudem a contribuir para esse objetivo, como, felizmente, é o caso da bp e desta parceria concreta”, declara António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.
Já o presidente do Conselho de Administração, Paulo Ramalho, afirma que “esta parceria com a bp, que no limite visa prestar um contributo para a descarbonização, é uma consequência natural de um caminho que há muito vem sendo trilhado pela empresa, em concretização aliás da vontade do seu acionista único, que é o município da Maia”.
Também, Pedro Oliveira, presidente da bp Portugal, destacou grande satisfação neste projeto: “Depois de lançarmos o programa bp Drive Carbon Neutral, para compensar as emissões de carbono dos abastecimentos dos nossos clientes, queremos continuar a fazer mais em prol da compensação de emissões”.