Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Lagoa passam a integrar a RENER
Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Lagoa passaram a integrar a RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, após aprovação unânime das manifestações de interesse de adesão apresentadas pelos municípios.
O Comité Estratégico da RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes reuniu, na semana passada, nas instalações do CEIIA, em Matosinhos, juntando representantes dos 43 municípios membros, sob a organização da INTELI – Centro de Inteligência em Inovação.
Os autarcas da RENER tiveram a oportunidade de participar na Tertúlia “A Iniciativa Caring for Climate e os Desafios da COP 21”. No debate, foram apresentadas boas práticas da rede em matéria de ambiente, energia e mobilidade, demonstrando-se o papel das cidades como atores privilegiados no combate às alterações climáticas e na trajetória de desenvolvimento em direção a uma sociedade de baixo carbono.
Em linha com esta aposta, a RENER anunciou que vai estabelecer metas quantificadas em matéria de redução de emissões e outros indicadores urbanos críticos, que serão monitorizadas ao longo do tempo de forma a aferir o sucesso das estratégias e projetos de combate às alterações climáticas da rede.
Em cima da mesa estiveram, ainda, outros temas em debate, destacando-se a iniciativa Startup4Cities, um projeto ibérico de empreendedorismo urbano que alia a rede portuguesa à Rede Espanhola de Cidades Inteligentes.