Loures passa a contar com um total de 70 postos de carregamento para veículos elétricos
A Mobi.E inaugurou esta quarta-feira, dia 13 de junho, mais um hub de carregamento para veículos elétricos, em Loures, na Bobadela, reforçando a infraestrutura nacional de acesso público.
De acordo com a empresa, o projeto totaliza “nove hubs”, num investimento de cerca de “dois milhões de euros”, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental. Leiria e Guimarães já têm o hub em funcionamento, seguindo-se Loures e, posteriormente, Almada, Coimbra, Loulé, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu.
Cada hub é constituído por “um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos”, explica a Mobi.E.
O hub de Loures irá ser operado pela EDP Comercial ao abrigo de um contrato de concessão de 10 anos estabelecido na sequência de um Concurso Público Internacional promovido para o efeito pela MOBI.E.
Com esta infraestrutura de carregamento, o Município de Loures passa a contar com um total de 70 postos de carregamento, ligados à rede Mobi.E.
O presidente da MOBI.E, Luís Barroso, sublinha a importância deste projeto, que se caracteriza por ser um verdadeiro centro de atividade: “Este é mais um projeto piloto promovido pelo Governo e com o apoio do Fundo Ambiental, que vem reforçar a infraestrutura de carregamento público e que vai contribuir para aumentar a confiança dos utilizadores na rede Mobi.E e diminuir os seus níveis de ansiedade. Queremos que este investimento funcione como catalisador para municípios e OPC criarem outras áreas de carregamento semelhantes”.