No âmbito do Dia Nacional da Conservação da Natureza que se assinalou no passado dia 28 de julho, quarta-feira, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé promoveu uma atividade lúdica com as equipas de voluntários de vigilância florestal com o objetivo de alertar para a importância da conservação do património natural.
Segundo uma nota de agenda divulgada pelo município, os jovens tiveram a oportunidade de realizar alguns trabalhos com materiais naturais que recolheram durante o período de vigilância e receberam informações sobre o dispositivo municipal de prevenção e combate aos fogos florestais, assim como o trabalho desenvolvido pela Equipa de Sapadores Florestais e pelos elementos do Exército durante este período de verão, em que o risco de incêndios é mais elevado.
O programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, promovido pela autarquia de Loulé há já alguns anos, tem como objetivo principal a “prevenção e deteção de fogos florestais, sensibilização e informação à população (entrega de folhetos) e interação com os idosos que vivem isolados nas áreas de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr”. Para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e as caminhadas ao ar livre, o programa favorece as “relações interpessoais entre os elementos dos grupos e fomenta a cultura de proteção e valorização do património comum, a floresta, dando a conhecer a alguns jovens estas zonas do Concelho”, refere a mesma nota.
O Dia Nacional da Conservação da Natureza tem como objetivo consciencializar os cidadãos para os problemas da “Mãe Natureza” e para a necessidade urgente da sua conservação.
É objetivo do município que o Dia Nacional da Conservação da Natureza seja um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo que ganha cada vez maior relevância face aos problemas causados pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas