No dia 23 de Novembro celebrou-se o Dia da Floresta Autóctone, efeméride ambiental assinalada um pouco por todo o país, com diversas iniciativas, como o Florestar Portugal (AMO Portugal, 22 de Novembro) e a Semana da Reflorestação Nacional (17 a 23 de Novembro), nas quais o Município de Loulé é parceiro. Assim, no Concelho de Loulé, e à semelhança dos anos transactos, foram várias as iniciativas promovidas pela autarquia com o intuito de sensibilizar a população escolar e os munícipes em geral para a importância e protecção da floresta e das espécies autóctones.
Neste âmbito, no dia 20 de Novembro, teve lugar uma acção de plantação de alfarrobeiras e medronheiros na Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, com a participação dos alunos do Curso de Educação e Formação de Jardinagem e Espaços Verdes.
No dia 21, foram os alunos da Escola EB1 do Gilvrasino que plantaram, no espaço da sua escola, medronheiros e alfarrobeiras. Já no dia seguinte, tiveram lugar duas acções de plantação dirigidas à população em geral.
Na Área de Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola foi realizada uma acção de remoção de rizomas de canas (espécie invasora) e a sua substituição por espécies existentes no local (salgueiros, medronheiros e loendros), plantadas por estaca. Esta acção contou com a participação voluntária de 23 membros da Associação Satori.
Também durante a manhã do dia 22, junto às Hortas Sociais de Loulé, na Ribeira das Bicas Velhas, foram plantados cerca de 60 plantas, entre choupos negros e loendros, como forma de tentar minimizar a propagação das canas junto a esta linha de água, local recentemente intervencionado com uma limpeza. Esta acção de plantação contou com a participação dos utilizadores das Hortas Sociais e de vários voluntários do Banco Local de Voluntariado da Autarquia.
Doadas mais de 10 toneladas de produtos através da plataforma digital do Electrão
Foram doadas mais de 10 toneladas de produtos, ao longo de 2024, através da plataforma digital "Onde Doar", um projeto lançado...