No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o município de Loulé vai aderir ao movimento “Compromisso pela Bicicleta”, durante a realização do Seminário “Mobilidade Urbana”. O movimento é uma iniciativa nacional, que visa a promoção da mobilidade através de bicicletas.
“Mais bicicletas, melhores cidades, sociedade e economia mais saudáveis”, é o lema do evento que pretende aumentar em 10% a quota da bicicleta, que atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho ou escola. Tem igualmente o intuito de reduzir, no mesmo valor, o número de deslocações em veículo individual, o que corresponde a 60% das deslocações. Deste modo, visa ainda estimular estilos de vida saudáveis, combater a obesidade, reduzir as emissões e a dependência energética de combustíveis fósseis.
A adesão do Município de Loulé a este movimento insere-se numa política de sustentabilidade e preocupação com as questões ambientais que tem sido assumida pelo executivo, nomeadamente através da elaboração de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
O Seminário “Mobilidade Urbana” decorre na Escola Secundária de Loulé, no dia 21 de setembro, às 14:00, reúne vários especialistas como Bernardo Campos Pereira (da Urbactiv – Sustainable Mobility) e Mário Alves, especialista em mobilidade, com o objetivo de apresentar diferentes perspetivas sobre o tema.