A Siemens e a Govia Thameslink Railway (GTR) assinaram contrato para substituir a frota de comboios suburbanos da linha Great Northern, em Londres, no valor de cerca de 260 milhões de euros. As 25 automotoras, de seis módulos cada com controlo automático de climatização, serão construídas na fábrica da Siemens em Krefeld, na Alemanha. A entrada em serviço está prevista para o final de 2018.
Estes comboios vão circular entre Moorgate, no centro financeiro – City – de Londres, e as cidades de Welwyn, Hertford, Stevenage e Letchworth e serão uma variante do tipo Class 700, baseados na plataforma Desiro City, cuja construção está em curso para o novo serviço Thameslink da GTR. A nova frota irá substituir os comboios elétricos mais antigos do Reino Unido do tipo Class 313, construídos em 1976/77.
Charles Horton, CEO da GTR, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter assegurado o financiamento para esta nova frota que proporcionará aos nossos passageiros da linha Great Northern um ambiente moderno e de alta qualidade, anos-luz à frente do que temos sido capazes de oferecer até à data, com material circulante com quase 40 anos. E quando os comboios de Moorgate entrarem em serviço também aumentaremos significativamente a frequência do serviço fora do horário de pico, aos fins-de-semana e até, embora em menor grau, nos picos da manhã e da noite. Os novos comboios de Moorgate constituem apenas uma das três maiores frotas que estamos a introduzir para melhorar continuamente o serviço e a satisfação dos passageiros”.
O comboio suburbano contará com Intercomunicações entre módulos que proporcionam mais espaço para passageiros; Ar condicionado controlado por um sistema de climatização inteligente; o mais moderno sistema de informação aos passageiros, com informações em tempo real; totalmente acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com o normativo do sector ferroviário; tomadas de eletricidade ao longo do comboio; e wiFi disponível para os passageiros.