A marca de moda portuguesa MO, em colaboração com a startup ambiental To Be Green, começa agora uma iniciativa que arranca em 13 lojas da marca, o projeto “Faça a Moda Circular”. Esta iniciativa tem como objetivo recolher peças de vestuário fora de uso para lhes conferir uma segunda vida, através da reparação ou reciclagem, integrando-as de volta no mercado.
Assim, o projeto incentiva os clientes a entregarem as suas peças de vestuário em desuso, independentemente da marca, nos pontos de recolha das lojas selecionadas. Estas peças serão cuidadosamente recolhidas e submetidas a um processo de seleção: aquelas que forem passíveis de reparação serão restauradas e reintegradas no mercado, enquanto as restantes serão recicladas, transformando-se em novos produtos ou matérias-primas. Esta dupla estratégia permite não apenas dar uma segunda vida à roupa, mas também reduzir significativamente o desperdício têxtil.
A iniciativa decorre já em 13 lojas MO, de norte a sul do país, onde se convida a comunidade a participar ativamente na circularidade da moda. Estas lojas piloto assinalam o início desta ação, prevendo a marca, em função dos resultados deste piloto, adotar o projeto pelas restantes lojas MO a médio-prazo, ampliando assim o impacto positivo e o alcance da iniciativa.
Lojas MO com projeto “Faça a Moda Circular”
- Alverca
- Arrábida
- Barcelos
- Braga
- Cascais
- Famalicão
- Guimarães
- Lousada
- Maia
- Ponte de Lima
- Póvoa de Varzim
- Seixal
- Vila Real
Em paralelo com o lançamento deste projeto, e com o intuito de informar o público sobre a sua produção mais responsável, a MO apresenta também a sua nova landing page de sustentabilidade. Este espaço online oferece aos visitantes uma visão aprofundada sobre as iniciativas da marca no âmbito da sustentabilidade.