Na sua 3ª edição na capital portuguesa, a Exposição Internacional de Orquídeas apresenta-se este ano com uma nova morada. O Mercado de Santa Clara, um dos mais emblemáticos mercados de Lisboa, vai encher-se de orquídeas de todo o mundo durante os dias 10, 11 e 12 de novembro.
Organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO), em cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a exposição quer dar a conhecer ao público o mundo destas plantas. “Há cada vez mais curiosos, amantes e colecionadores de orquídeas em Portugal e no mundo”, refere o arquiteto paisagista Diogo Correira, da APO, citado em comunicado. E acrescenta: “De ano para ano, temos vindo a notar um aumento significativo no número de adeptos desta curiosa família, nas suas mais variadas vertentes. Esta 3ª Edição vem confirmar isso mesmo. Queremos fomentar e incrementar o colecionismo na área de Lisboa à semelhança do que já acontece a nível mundial”.
Com um programa completo, que inclui uma dezena de expositores, nacionais e estrangeiros, entre os quais a coleção de orquídeas da CML com mais de 40 anos, dos associados da APO e de colecionadores particulares. Para além das exposições, o público será também convidado a participar em palestras e demonstrações práticas relacionadas com a temática.
No final da exposição serão distribuídos os habituais prémios para as melhores plantas de colecionadores e melhor stand. A entrada tem um custo de 2€, por dia.