Lisboa será palco de demonstração de três soluções líderes de mobilidade inteligente, que pretendem espelhar como é que os limites da mobilidade moderna estão a ser moldados. “5G Mobix e Last Mile EV Automated Shuttle” são duas soluções inovadoras, do Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG), e “C-ROADS SPAIN” é um projeto de parceria da Indra e da Universidade de Madrid, que os participantes do ITS European Congress (ERTICO-ITS) 2020 poderão testar para experienciar o futuro dos transportes. Todas as demonstrações estão integradas no ERTICO-ITS 2020 e estarão disponíveis para todos os participantes no evento, mediante inscrição prévia. Devido à localização privilegiada das demonstrações, perto do rio Tejo, os transeuntes poderão ver de perto ambas as soluções de mobilidade.
- O Last Mile EV Automated Shuttle é uma solução de mobilidade que tem em conta os limites de velocidade e se ajusta aos mesmos, tendo também a capacidade de parar automaticamente face a obstáculos ou sinais de trânsito. De forma a demonstrar a total capacidade do veículo, no percurso de teste serão colocados dois semáforos com capacidade de enviar informação para o shuttle do seu estado para que este consiga antecipar a ação a ser tomada.
- O 5G Mobix é um veículo automático que emprega a tecnologia 5G core para detetar mudanças entre a estrada e o mapa HD utilizado no sistema, com auxílio de sinais emitidos pela infraestrutura existente. Com esta informação, o 5G Mobix tem capacidade de mapear a estrada, detetar novos obstáculos (obras, acidentes, entre outros) e fornecer estas alterações ao centro ITS, de modo a centralizar a informação para que outros veículos a possam aceder.
- A C-ROADS SPAIN pretende demonstrar como a aplicação de C-ITS em veículos autónomos e a comunicação entre a infraestrutura e o veículo podem melhorar a segurança na estrada na Europa. Para isto, o local de demonstração terá um obstáculo (obras) que será detetado pelo centro de controlo – que criará um aviso no software que inventaria os incidentes ativos. O módulo C-ITS (HORUS) enviará esta informação para a Unidade de Estrada, que emitirá sinal.Finalmente este sinal será recebido por veículos autónomos que irão fazer a manobra indicada (reduzir a velocidade, mudar de faixa ou ambos).
O evento, de cariz europeu, decorrerá pela primeira vez, em Lisboa, de 18 a 20 de maio de 2020. Este congresso pretende abordar a importância dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) nas cidades e regiões e colocará a cidade de Lisboa no mapa das soluções de mobilidade sustentável e inteligente a nível internacional. Este será também o primeiro evento de mobilidade a declarar-se carbono neutro, no ano em que a cidade é capital verde da Europa. O congresso contará com mais de 120 expositores, representação de 50 países e mais de 2000 participantes, incluindo líderes europeus especializados na mobilidade. Durante o evento acontecerá também o 4th ITS Summit, uma conferência com até 100 mayors e líderes de indústria, que decorrerá à porta fechada.
Em antecipação do congresso, a organização tem vindo a promover algumas iniciativas. Em setembro de 2019, decorreu o dia aberto “ITS – Changing the Game for mobility solutions”, no Centro de Congressos de Lisboa, que contou com um painel de representantes de parceiros dos quais, a Deloitte, a Brisa, a CeiiA, a EFACEC e a Siemens Mobility.