Já são conhecidos os resultados da 1.ª fase da 11.ª edição da Geração Depositrão. Só no primeiro período do ano letivo já foram recolhidas mais de 133 toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida, em todo o país.
Num contexto nacional, o distrito de Lisboa ocupa o 1.º lugar no ranking do peso recolhido, com mais de 24 000 kg de resíduos, com especial destaque para a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde foram recolhidas mais de 8500 kg de resíduos. Esta conquista deu origem à oferta de um projetor portátil da marca LG, marca parceira desta iniciativa no âmbito das suas ações de responsabilidade ambiental e social.
O professor Vítor Manteigas, coordenador do Programa Eco-Escolas na Escola vencedora, defende que: “A participação das escolas na Geração Depositrão se reveste de particular importância porquanto acaba por ser promotor de boas práticas ambientais nas instituições de ensino e que tendem a ser replicadas pelos estudantes no seu dia-a-dia, concorrendo para uma economia circular. Para além das campanhas de recolha e encaminhamento para destino adequado deste fluxo de resíduos, as atividades criativas da Geração Depositrão, são igualmente uma oportunidade para que os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa desenvolvam competências relevantes para o seu futuro exercício profissional.”
Para além desta escola, fazem parte do top 5 do ranking: a EBI/S Cardeal Costa Nunes (Região Autónoma dos Açores), Escola Secundária de Ponte de Sor (Distrito de Portalegre), EB23 Damião de Odemira (Distrito de Beja), com mais de 7000 kg; e o Centro Escolar de Alcobaça (Distrito de Leiria), que ultrapassou os 5500 kg de resíduos recolhidos.
Para Hugo Jorge, responsável de Marketing da LG, “a importância da consciencialização para a reciclagem é cada vez mais relevante, sendo um papel não só dos atores diretos como a ERP – que aproveito para felicitar por esta ação continuada há mais de 10 anos – mas também de todas as empresas que, direta ou indiretamente, fazem parte deste ecossistema. A LG tem apoiado esta iniciativa – em parceria com a ERP — no âmbito do seu programa ‘Choose Smart for a Better Tomorrow’ onde diversas ações a decorrer este ano servirão para reforçar esta tomada de consciencialização para o lixo eletrónico – E-Waste”.
Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, sublinha que “as escolas continuam empenhadas nesta recolha de pilhas e equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, garantindo o seu tratamento e reciclagem. Temos sentido um aumento sólido dos volumes recolhidos, bem como a forte adesão da população a este desafio, que concentra o esforço de escolas e entidades/empresas que participam nesta recolha. A Geração Depositrão continuará no terreno a mobilizar comportamentos e alertar a população para a necessidade e importância de deposição seletiva destes resíduos”.