Lisboa acolhe iniciativa europeia que visa sensibilizar jovens para oportunidades profissionais na agricultura
No dia 13 de outubro de 2023, vai decorrer, em Lisboa, uma iniciativa – AgriJovem 2023 – dirigida a jovens estudantes com aspirações a desenvolverem uma atividade profissional no setor agrícola em Portugal. Com a colaboração da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGAR) – Rede Rural Nacional e o apoio do Instituto Superior de Agronomia, a Comissão Europeia convida um grupo de 40 estudantes do ensino superior em Portugal a refletir sobre várias políticas europeias que têm um impacto direto na atividade agrícola no território nacional e europeu.
Através de um programa de conversas e sessões práticas, serão reunidos vários protagonistas da politica agrícola nacional e europeia, da academia, agricultores com experiência do setor e jovens agricultores em início de atividade, num momento que permitirá aos participantes enriquecer o seu percurso académico e profissional, de uma forma mais consciente e informada sobre os desafios e oportunidades do setor.
O programa, de acordo com a Comissão Europeia, procura promover uma melhor compreensão e sensibilidade para as políticas europeias, em particular para a razão de ser da Politica Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia “do Prado ao Prato”, do Pacto Ecológico Europeu. Desde solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas e sistemas alimentares sustentáveis, ao conhecimento, inovação e novas tecnologias, passando pela competitividade e competências, os futuros profissionais do setor agrícola terão oportunidade de abordar todos estas temáticas durante o encontro.
“É impossível conceber a sustentabilidade futura da agricultura e das áreas rurais na Europa sem os jovens. Na União Europeia, apenas um em cada dez agricultores tem menos de 44 anos”, refere Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, considerando que “a renovação geracional e uma aposta em atrair mais jovens para o setor agrícola constituem prioridades da nova Política Agrícola Comum”.
A iniciativa AgriJovem 2023 procurará, acima de tudo, despertar a curiosidade dos jovens estudantes para a importância do setor agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética: “No Ano Europeu das Competências, a troca de experiências entre futuros profissionais do setor, jovens agricultores, agricultores experientes, académicos e intervenientes políticos parece-nos fundamental para lançar as sementes de uma aprendizagem ao longo da vida e de um percurso profissional informado e consciente”, acrescenta.
Já Maria Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional, considera que “a difusão de informação e conhecimento sobre novas práticas, tecnologias e inovações e a existência de ligações funcionais entre a investigação e a prática, são fatores determinantes para os nossos agricultores promoveram uma agricultura cada vez mais eficiente e sustentável”. Por isso, “a iniciativa AgriJovem 2023, ao reunir jovens estudantes do ensino superior da área das ciências agrárias, com diversos representantes do setor, em particular agricultores experientes e jovens agricultores, irá proporcionar um momento único de partilha de experiências e conhecimento que lhes irá permitir ficarem mais cientes sobre os desafios e as oportunidades, assim como a importância da Agricultura do ponto de vista da sustentabilidade económica, ambiental e social”, precisa.
As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 31 de julho de 2023.