No passado dia 25 de janeiro realizou-se na Lipor a sessão de apresentação dos projetos candidatos ao Concurso “Conceção do processo de cobertura e arranjo paisagístico do alvéolo norte do Aterro Sanitário da Maia”. Este, segundo a informção no site da Lipor, foi um desafio lançado pela entidade à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto com o intuito de premiar uma visão inovadora para a cobertura e requalificação do alvéolo norte do Aterro da Maia.
As premissas para este projeto deveriam destacar fatores como a qualidade manifestada nas vertentes de sustentabilidade, estética e funcionalidade, cumprindo, como é óbvio, a legislação em vigor para o encerramento do Aterro Sanitário.
Os projetos foram desenvolvidos pelos alunos do Mestrado de Arquitetura Paisagista da FCUP, no âmbito das unidades curriculares “Projeto de Aplicação de Material Vegetal” e “Projeto de Impacte e Recuperação de Paisagem” e as propostas foram avaliadas por um Júri, constituído pela Eng.a Benedita Chaves, a Eng.a Isabel Nogueira e o Dr. Fernando Leite da Lipor e convidados de destaque, nomeadamente o Professor Doutor Paulo Farinha Marques da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Professor Doutor António Fernando Sousa da Silva, Diretor desta Faculdade e o Professor Doutor Luís Paulo Faria Ribeiro do ISA – Instituto Superior de Agronomia.
O projeto vencedor foi o apresentado pela Adriana Passos, Florence Acosta, João Fernando Soares, Ricardo Soares e Sidiane Tramontina.
Foi notória a resposta ao solicitado no Programa de Concurso, com todos os concorrentes a mostrarem especial cuidado com as vertentes da utilidade do espaço, da promoção da Biodiversidade e da baixa manutenção dos espaços. Em resposta à elevada qualidade de todos os trabalhos e ao alinhamento com estas preocupações, o júri deliberou por unanimidade atribuir menções honrosas a todas as propostas.