Lipor promove novo estudo sobre gestão de resíduos em Hósteis no Porto
Face ao crescimento do setor do turismo e a importância que o mesmo tem para a economia local e nacional, a Lipor, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Ambiente, promove, em 2020, com professores e alunos da Universidade de Wageningen (WUR) um novo estudo, desta vez com o tema: “Increasing the prevention, re-use & recycling of solid waste in hostels in Porto, Portugal”.
Este estudo irá debruçar-se sobre a forma como os “utilizadores de hostéis no Porto lidam os seus resíduos, de forma a delinear estratégias para melhorar a nossa comunicação com os turistas mais jovens, para que estes possam contribuir para o aumento da prevenção e da reciclagem na nossa região”, explica a Lipor em comunicado.
Mesmo com as dificuldades que o estado pandémico nos trouxe, a Lipor e os municípios associados não param de procurar melhorar a gestão de resíduos. Para tal contam com o “apoio de parceiros de diversos setores da economia e sociedade, nomeadamente a academia nacional e internacional”.
Desde 2014 que a Lipor e os municípios têm vindo a colaborar com a WUR no desenvolvimento do seu programa de Mestrado “Environmental Sciences and Management”. Neste programa os alunos realizam um projeto de consultoria ambiental, respondendo a questões específicas formuladas pelos “clientes”, apresentando uma análise profunda do problema, bem como sugestões para a sua resolução. Em todas as edições anteriores deste programa de mestrado os alunos tiveram a oportunidade de se deslocar a Portugal para fazer uma parte do trabalho de investigação in loco, mas face à situação atual do mundo e do país a edição deste ano será adaptada.
O estudo iniciou-se em janeiro deste ano com a preparação dos trabalhos entre os professores da WUR e os técnicos da Lipor. Em maio tivemos o primeiro contacto com os alunos numa reunião online a que se seguiu uma nova reunião de trabalho conjunta a 2 de junho. A apresentação dos resultados preliminares está prevista para o dia 15 de junho também, via internet, e os resultados obtidos serão divulgados no decorrer do mês de julho.