No passo dia 15 de outubro, sábado, realizou-se no auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor o primeiro Evento Coração Verde, que contou com mais de 100 participantes.
O evento foi maioritariamente dedicado às instituições educativas e sociais inscritas no Programa Educativo Geração+, que têm um objetivo comum – “alcançar a Certificação Coração Verde”. Na sessão foram atribuídas “27 novas Certificações Coração Verde a instituições sediadas nos oito municípios Lipor, reconhecendo as práticas de sustentabilidade adotadas pela instituição e o impacto positivo gerado no meio envolvente”, refere a Lipor, num comunicado.
Para além da análise aos 9 anos de atividade do Geração+ e da discussão sobre os desafios do futuro, o evento ficou marcado pela partilha interinstitucional de iniciativas com impacto, mas também pela identificação de novas metodologias de criação e inovação, que transformam ideias em ações. Neste momento de simbiose, o palco foi partilhado pelas Instituições inscritas no Programa Educativo e pelo VIVA Lab, entidade parceira, com quem partilhamos os mesmos ideais e valores educativos.
A manhã terminou com a intervenção do Ricardo Diniz, navegador solitário, que “utilizou a sua experiência, as dificuldades e as conquistas de quem já fez quase quatro voltas ao mundo, para reforçar junto dos participantes a importância do trabalho em Equipa, da resiliência individual e coletiva e da definição de objetivos e de um propósito motivador”, pode ler-se no mesmo comunicado.
O sucesso da iniciativa deu a certeza de que, em 2023, a Lipor voltará a promover a 2ª edição do Evento Coração Verde.