A Lipor e o Município de Seia, assinaram um Protocolo de Colaboração no âmbito do Festival de Cinema Ambiental – CineEco. Além do apoio e promoção do Festival CineEco em Seia, este protocolo resultará na realização de uma extensão do Festival à área de intervenção da Lipor, já nesta edição de 2018.
Também extremamente importante é a divulgação e a forte componente educativa que a Lipor irá promover com a divulgação de filmes específicos na rede de escolas em que está envolvida e trabalha ao longo do ano.
De facto, um dos pontos principais deste protocolo entre a Lipor e o CineEco é a possibilidade de se prolongar a exibição de filmes ao longo do ano, sempre com o selo de qualidade do Festival de Cinema Ambiental CineEco.
A ideia-chave é utilizar novas abordagens, neste caso o Cinema, organizando um programa extenso em que as escolas que trabalham com a Lipor, no âmbito do projeto Geração+, têm a oportunidade de acolher a projeção de filmes de elevada qualidade e impacto, de acordo com as temáticas ambientais e o interesse das escolas no âmbito do trabalho realizado com a Lipor.
A assinatura deste protocolo reflete o intenso trabalho realizado pela Lipor e os seus Municípios Associados nas áreas da Educação e Sensibilização Ambiental, permitindo potenciar a forte componente de intervenção ambiental do CineEco e a experiência significativa da Lipor na abordagem a diferentes públicos alvo.
Estes ciclos de Cinema Ambiental, organizados pela Lipor e pelo CineEco, em estrita parceria com as escolas podem ainda abrir as portas à comunidade onde a escola está inserida, com a presença dos pais, familiares e amigos.