No âmbito da sua estratégia de Internacionalização, a Lipor encontra-se, atualmente, a desenvolver dois Projetos para o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina.
O primeiro contrato foi assinado em maio e visa a prestação de serviços para assessorar a Criação de uma Plataforma Nacional de Sistematização e Monitorização de Resíduos Sólidos Urbanos. O grande objetivo desta assessoria é, face à experiência da Lipor no desenvolvimento e participação em Projetos de natureza estatística e de estudo e monitorização da informação associada à gestão dos resíduos urbanos, acompanhar o desenvolvimento do Projeto na Argentina, refere a empresa, num comunicado.
No final de setembro, a Lipor assinou um segundo contrato na área do combate ao lixo marinho, desta feita para dinamizar um projeto que consiste numa “abordagem à gestão integral de resíduos em zonas costeiras”, tendo a educação como “ferramenta para reduzir a presença de resíduos plásticos no oceano”, lê-se no mesmo comunicado.
Neste contrato, a Lipor tem a seu cargo liderar toda a vertente de capacitação a diversos grupos de stakeholders (de referir a título de exemplo os Municípios da Rede de Municípios Costeira, ONG’s e representantes da classe piscatória), colaborar na definição da estratégia de comunicação e participar ativamente em momentos específicos estratégicos.
Recentemente, a 29 de novembro, decorreu já uma ação de capacitação organizada e dinamizada pela Lipor dirigida aos Municípios da Rede Costeira da Argentina. A sessão foi dirigida a mais de 30 participantes, estando representados na mesma 17 Municípios da Rede Costeira da Argentina, oriundos de diferentes Províncias.
A promoção e cooperação bilateral entre a Lipor e o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina é um contributo importante em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável entre Portugal e a Argentina.