Os Serviços Municipalizados da Nazaré adquiriram uma máquina para a limpeza dos 12 kms do areal do concelho. A limpeza das praias era feita por uma empresa contratada para o efeito, durante vários períodos por ano, nomeadamente depois da Passagem de Ano, na Páscoa e antes da Época Balnear, ou, ainda, para a realização de eventos.
Walter Chicharro, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Nazaré, explicou que “a limpeza do concelho sempre foi uma prioridade para a Gestão (PS), vista como fator de afirmação da Nazaré”.
A rapidez de realização dos trabalhos, a eficácia, a oxigenação e arejamento do areal para a manutenção da boa qualidade microbiológica das areias (na monitorização da qualidade das areias e na caracterização da contaminação microbiológica, são analisados parâmetros micológicos) são as principais vantagens da limpeza mecânica do areal das praias do concelho, para onde são arrastadas grandes quantidades de resíduos (redes, plásticos, esferovite, entre outros), por ação do homem e das condições climáticas e marítimas.
De acordo com o responsável pelos Serviços Municipalizados, e presidente da Câmara, “esta máquina permitirá que a operação passe a ser realizada com a regularidade exigida a um município que ganha prémios pela sua qualidade turística”.
As qualidades da costa marítima valeram, recentemente, a atribuição do certificado “platina” às praias da Nazaré (e às restantes que integram a Região Oeste), a que se juntam a Bandeira Azul, Bandeira de Praia Acessível e Bandeira Praia de Ouro, um certificado que foi, igualmente, atribuído à Praia do Salgado (Famalicão).
A linha de costa e transparência das águas são, também, uma das principais imagens de marca do concelho, fotografadas e filmadas por profissionais da imagem, visitantes e turistas, mas também são muito seguidas por fãs do Município da Nazaré, em todo o mundo, através das Redes Sociais, com o Facebook a liderar.