Decorreu no passado dia 11 de setembro, sábado, a ação de limpeza das Margens da Lagoa de Santo André, promovida pela Águas de Santo André (AdSA) e pela Quercus, em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo e Junta de Freguesia de Santo André. A iniciativa contou com mais de 80 participantes, lê-se numa nota divulgada pela AdSA.
Nesta iniciativa pioneira, impulsionada pela AdSA e pela Quercus, o objetivo centrou-se em sensibilizar a população para a proteção desta importante Área Classificada.
Segundo a mesma nota, outras entidades conhecidas a nível nacional, como a Brigada do Mar, fizeram-se também representar, juntando-se a esta iniciativa sempre em prol de um bem comum: “eliminar o lixo que destrói os sistemas lagunares, a fauna e flora que circunda a área intervencionada”.
Em janeiro deste ano, a AdSA e a Quercus assinaram um Protocolo de Cooperação Estratégica do qual decorre um programa anual.
Esta é uma das ações incluídas nesse programa, entre outras que ainda irão realizar-se e que se destacam:
- Plantação de árvores na ETAR de Ribeira dos Moinhos, no município de Sines e Estação Elevatória de Santo André, no município de Santiago do Cacém;
- Ação com escolas para libertação de animais recuperados no seu meio ambiente, no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André da Quercus;
- No âmbito do Dia Nacional da Água, iniciativas de sensibilização ambiental com as escolas 1.º e 2.º ciclo do município de Santiago do Cacém e Sines.
Nesta ação foram recolhidos cerca de 1.800 Kg de vários tipos de resíduos.