Lightsource bp vai investir de 900 milhões de euros em energia solar em Portugal
A Lightsource bp, uma joint venture de 50:50 com a bp, assina parceria de co-desenvolvimento com a empresa local INSUN para cinco projetos solares de grande escala em Portugal, anuncia. No conjunto, “os projetos visam acrescentar mais de 1,35GW de energia renovável com baixo teor de carbono à matriz energética de Portugal”, refere a nota.
De acordo com a Lightsource bp, os projetos encontram-se numa fase de desenvolvimento inicial e serão localizados nas regiões de Moura, Castelo Branco, Mogadouro, Chamusca e Viseu. O investimento de 900 milhões de euros da joint venture, inclui também a criação de emprego, a aquisição de serviços locais, melhorias nas infraestruturas, respeito pela biodiversidade e iniciativas comunitárias. Uma vez operacionalizados, “estes projetos estarão em curso nos próximos 30 anos, contribuindo para a criação de oportunidades de desenvolvimento económico de longo prazo, além da produção local de energia renovável”, explica o comunicado.
A Lightsource bp anunciou a sua entrada no mercado ibérico de energia no final de 2018, inicialmente com a instalação em Madrid e, em 2019 em Lisboa, com escritório e equipa local. Em apenas dois anos, a Lightsource bp aumentou o seu pipeline de desenvolvimento solar para mais de 2 Gigawatts em Espanha e, com este projeto, passa a deter mais de 3,5 GW em toda a Península Ibérica. A empresa encontra-se também a explorar oportunidades na área do hidrogénio verde, lê-se no comunicado.
De acordo com Miguel Lobo, country head Portugal da Lightsource bp, “vamos desenvolver estes projetos em parceria com os municípios e as comunidades locais. Para além da geração de energias renováveis, há imensas oportunidades económicas adicionais a explorar, e o feedback local irá ajudar-nos a moldar os nossos projetos às prioridades locais”.
Já Pedro Oliveira, head of country bp Portugal, assegura que “a bp está empenhada em continuar a apoiar a transição para um mundo de baixo carbono e chegar à neutralidade carbónica até 2050 ou antes”.
Para Henrique Rodrigues, CEO da INSUN “atrair um parceiro com a experiência da Lightsource bp é a confirmação da qualidade destes cinco projetos. A energia solar assume um papel preponderante na transição energética de Portugal. A escala deste acordo demonstra a dimensão desta oportunidade. Como empresa local, será extremamente gratificante colaborar com um líder internacional na produção de energia solar e trazer 1,35GW de energia limpa para Portugal”.
A Lightsource bp já assinou também parcerias com as autoridades no Reino Unido e na Austrália para estabelecer projetos de hidrogénio verde de larga escala, estando ativamente a explorar projetos de hidrogénio verde também em Portugal.