Lightsource bp prevê desenvolver 25 GW em projetos solares até 2025
A Lightsource bp anuncia, em comunicado, um novo pacote de financiamento de 1,8 mil milhões de dólares que irá permitir o desenvolvimento de 25 GW de energia solar no âmbito da sua estratégia global de crescimento.
O financiamento, garantido por dez das principais instituições financeiras do mundo, sustenta as ambições e a execução da estratégia da Lightsource bp num momento em que continua a acelerar o ritmo de implantação de energia solar nas regiões da Europa, Médio Oriente e África, Américas e Ásia e Pacífico.
Desde que foi fundada em 2010, a Lightsource desenvolveu 3,8 GW de projetos solares no mundo inteiro. Atualmente, tem como objetivo elevar este total para 25 GW de projetos desenvolvidos até 2025 devido à expansão dos projetos em fase de preparação.
Os projetos em fase de preparação da Lightsource bp continuam a crescer rapidamente por via de projetos greenfield, co-desenvolvimento e aquisições. Estima-se que este crescimento venha a criar mais de 500 novos empregos na Lightsource bp ao longo dos próximos quatro anos.
Além desta carteira de projetos em fase de desenvolvimento, a Lightsource bp vai também desenvolver um portfólio de 9GW exclusivamente para a bp, lê-se no mesmo comunicado.
De acordo com Nick Boyle, CEO da Lightsource bp “no setor das energias renováveis mundiais, está a deixar de se pensar em gigawatts e a começar a pensar-se em terawatts. Os investimentos são de milhares de milhões e não apenas de milhões. E as grandes empresas como a Amazon, a McDonald’s e eBay estão a aderir à energia limpa. Esta tendência prova que as energias renováveis começam a ocupar uma posição dominante e a energia solar está a desempenhar um papel de relevo no combate à crise climática”.
A nova meta de 25 GW da Lightsource bp e a relevante estimativa de criação de emprego, sustentadas num conjunto de projetos em fase de desenvolvimento, representam uma nova fase de crescimento que visa acelerar a expansão mundial de uma parceria criada em dezembro de 2017 da união da empresa e da bp.
“Nos quatro anos que passaram desde que formámos a Lightsource bp, a empresa já triplicou a sua pegada e duplicou o quadro de trabalhadores. A velocidade e a abrangência desta expansão são a demonstração do poder desta parceria e daquilo que uma empresa de energia integrada com um alcance global tem para oferecer”, refere Dev Sanyal, vice-presidente executivo de gás e baixo carbono da bp, destacando que a Lightsource bp “desenvolveu mais de 30 projetos que geram retornos consistentes de 8 a 10%.”.