Líderes da indústria europeia unem-se para integrar hidrogénio nos edifícios
A European Clean Hydrogen Alliance reafirma o seu papel no apoio à Estratégia de Hidrogénio da União Europeia, que visa tornar o hidrogénio disponível, seguro e acessível para todos os consumidores europeus.
A Portgás, empresa do grupo REN, é co-líder de uma mesa redonda da European Clean Hydrogen Alliance, iniciativa da Comissão Europeia para acelerar o desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogénio até 2030.
A empresa partilha a liderança desta mesa redonda com representantes da Nilsson Energy e da INNIO. Durante o mandato de um ano, assumem a coordenação do trabalho dos membros da mesa redonda para permitir que os edifícios se tornem elementos valiosos no ecossistema do hidrogénio, sejam estas instalações residenciais, comerciais ou públicas (como aeroportos, estações ferroviárias ou portos), garantindo resiliência para o futuro sistema europeu integrado de energia.
“Na Portgás, acreditamos que o hidrogénio irá desempenhar um papel central no mix energético para edifícios e comunidades. O nosso propósito “Comunidades mais confortáveis, um lar de cada vez” reflete o nosso compromisso na criação de um futuro sustentável.”, afirma Rui Bessa, Responsável da Área Técnica da Portgás.
Já Martina Wettin, da Nilsson Energy, diz que “é importante trabalharmos juntos, em ampla colaboração, para desenvolver e estender a cadeia de valor do hidrogénio, na qual os edifícios podem ser valiosos, seguros e robustos nós de energia e recursos para todo o ecossistema de hidrogénio”. Ao que Klaus Payrhuber, da INNIO, acrescenta que “enquanto no passado a aliança do hidrogénio se concentrava principalmente na sua produção, no futuro o uso eficiente do hidrogénio e o seu impacto nas emissões evitadas de CO2 serão cada vez mais vitais”.
A nova liderança da mesa redonda ‘Edifícios’ realizou, em maio de 2023, a primeira reunião e aumentou o número de membros. Em foco esteve a aposta numa melhor cooperação em toda a cadeia de valor do hidrogénio, considerando o impacto da Net Zero Industry Act no desenvolvimento do mercado de hidrogénio e o incentivo a projetos de nível local em toda a Europa.
Com o apoio da European Heating Industry, os co-líderes têm um programa abrangente focado na promoção de projetos integrados entre os membros da mesa redonda e na interação de toda a cadeia de valor, desde a produção, à distribuição e à utilização. O programa será apresentado no próximo Hydrogen Forum, a 27 de junho.