A LG Electronics garantiu uma vez mais a sua posição no Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) pelo 13.º ano consecutivo. O DJSI World classifica os primeiros 10% das 2.500 maiores empresas globais com base nas suas práticas económicas, ambientais, sociais e de governance (ESG), servindo como uma referência crítica para os investidores que avaliam a sustentabilidade corporativa.
A empresa sul-coreana obteve a pontuação geral mais alta na categoria da indústria de equipamentos e produtos de lazer e de eletrónica de consumo. Além disso, continua a ser a única empresa deste país incluída nesta categoria durante 13 anos consecutivos.
Paralelamente, a LG foi incluída no DJSI Ásia-Pacífico (20% das 600 maiores empresas da região) e no DJSI Coreia (30% das 200 maiores empresas da Coreia) por 15 e 16 anos consecutivos, respetivamente.
A LG recebeu avaliações elevadas em várias áreas ESG, incluindo política e gestão ambiental, gestão de direitos humanos, gestão de recursos humanos, relações com clientes, gestão da supply chain e gestão de responsabilidade do produto.
No âmbito da visão do plano ESG Better Life for All, a empresa está a desenvolver diversas atividades com a estratégia 3C para o planeta – Carbon Neutrality (neutralidade carbónica), Circularity (circularidade) e Clean Technology (tecnologia limpa) – e 3D para as pessoas – Decent Workplace (bom local de trabalho), Diversity & Inclusion (diversidade e inclusão) e Design for All (design para todos).
Para atingir os seus objetivos 3C para o planeta, estabeleceu metas ambiciosas, incluindo alcançar a neutralidade carbónica no seu processo de fabrico de produtos até 2030 e a transição total para energia 100% renovável até 2050.
Especificamente, a LG planeia reduzir as emissões diretas de gases com efeito de estufa (Scope 1) e as emissões indiretas de gases com efeito de estufa (Scope 2) na fase de fabrico do produto em 54,6% em comparação com os níveis de 2017. Este objetivo será conseguido através da melhoria nos processos, da introdução de tecnologias de poupança de energia e da utilização de energias renováveis. Destaca-se que esta empresa foi a primeira do setor de eletrodomésticos a obter créditos de carbono da ONU em 2015.
Paralelamente, a LG está focada em reduzir as emissões unitárias de gases de efeito de estufa dos seus sete principais grupos de produtos (TVs, frigoríficos, máquinas de lavar, máquinas de secar, equipamentos de ar condicionado domésticos e de sistema e monitores) em 20% em comparação com os níveis de 2020 durante a fase de utilização do produto (Scope 3). Este compromisso envolve diversas atividades destinadas a melhorar a eficiência energética de produtos individuais, reduzindo assim as emissões globais de carbono.
Enquanto membro do Global Compact e da Responsible Business Alliance, a LG cumpre os direitos humanos e as normas laborais internacionais, encontrando-se a melhorar os seus processos de gestão de direitos humanos para responder ao fortalecimento da legislação global relacionada com ESG.
Nos resultados da avaliação ESG e do anúncio da classificação publicados pelo Korea Corporate Governance Service este ano, a empresarecebeu a nota geral A ao longo de quatro anos consecutivos. A LG também recebeu nota A por cinco anos consecutivos na avaliação ESG conduzida pela agência global de avaliação ESG Morgan Stanley Capital International, merecendo reconhecimento pela sua performance de gestão ESG de instituições nacionais e internacionais de confiança.