LG compromete-se com redução efetiva das emissões na fase de utilização da maior parte dos produtos
A LG Electronics acaba de anunciar um novo compromisso com a definição de metas para a redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na fase de utilização da maior parte dos produtos até 2030. Esta nova meta vai permitir à LG ser a primeira empresa coreana a participar na campanha global Business Ambition for 1.5ºC, pode ler-se num comunicado.
A campanha, liderada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) com apoio do CDP, do United Nations Global Compact (UNGC), do World Resources Institute (WRI) e do World Wide Fund for Nature (WWF), conta com a participação e compromisso de cerca de 700 empresas globais.
Foi em 2019 que a LG anunciou a sua iniciativa Zero Carbon 2030, onde se comprometeu com a redução da quantidade total de emissões diretas de carbono e emissões indiretas geradas durante o processo de produção em 50% em comparação com a linha de base de 2017. Juntando-se agora à Business Ambition for 1,5ºC, a LG vem estabelecer uma “nova meta para reduzir as emissões de GEE geradas durante o período de utilização de frigoríficos, máquinas de lavar e equipamentos de ar condicionado residenciais”, lê-se no comunicado. Isto, representa um desafio muito maior, uma vez que o relatório da LG para o CDP deste ano demonstrou que “a fase de utilização dos principais produtos da marca foi responsável por mais de 80% das suas emissões de gases com efeito de estufa”, refere a empresa.
As metas científicas promovidas pelo SBTi estão em linha com os estudos mais recentes e com o que é considerado necessário para cumprir a meta de expansão do Acordo de Paris para a limitação do aquecimento global a 1,5 graus Celsius. A meta de redução de emissões de carbono da LG para reduzir as mesmas em todo o processo de produção, do seu desenvolvimento à utilização até 2030, será assim reavaliada e validada pelo SBTi com base em dados científicos.
“A atuação e operação da LG atualmente estão em linha com a nossa estratégia de ESG de médio e longo prazo para criar e oferecer produtos e serviços eco-friendly às gerações futuras”, afirma Kim Joon-ho, vice-presidente executivo e head do Quality Management Center da LG Electronics, acrescentando que “a LG encontra-se a trabalhar ativamente em soluções ambientais com foco nos temas net zero e economia circular para que as gerações futuras possam desfrutar de uma vida melhor e contribuir para um amanhã melhor”.