A Docapesca lança app “Leilão a Bordo” que permite a compra e venda de pescado fresco logo após o seu momento de captura, antes de chegar a terra e ser descarregado em lota. “A nova ferramenta, disponível para sistema Android e iOS, assegura total transparência e segurança e aumenta a qualidade e frescura do pescado”, lê-se num comunicado divulgado pela empresa.
Com uma navegação user friendly, a app “Leilão a Bordo” une diretamente a rede de pescadores aos compradores apresentando inúmeras vantagens. Para o pescador: “antecipa a venda do pescado e potencia a sua valorização face ao leilão tradicional; aumenta o acesso a uma maior rede de compradores a nível nacional e internacional; garante a rastreabilidade da origem dos produtos e permite a digitalização de vários processos, nomeadamente o registo automático de capturas”. Para o comprador: “oferece acesso antecipado a todas as capturas do dia; a possibilidade de compra via leilão a bordo e em várias lotas; transparência e segurança na compra; rastreabilidade digital (fatura eletrónica e CCL-D), bem como a gestão da lista de compras online com emissão das respetivas ordens de compra”.
No evento de apresentação da nova ferramenta de marketplace da Docapesca, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, sublinhou que “a pesca é um caminho de futuro como demonstra a nova aplicação Leilão a Bordo, que vai contribuir para valorizar ainda mais os nossos produtos, na aposta contínua que a Docapesca tem vindo a realizar enquanto pioneira na digitalização e inovação do setor das pescas”.
Por sua vez Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca acredita que “a criação e lançamento da app “Leilão a Bordo” reflete o compromisso da Docapesca em disponibilizar um serviço cada vez mais ajustado às necessidades atuais do mercado e do negócio e na capacidade de transformação e digitalização de um setor chave para o desenvolvimento e competitividade do tecido económico nacional como é o setor das pescas”.
A implementação do sistema, que conta com um valor de investimento na ordem de 574.000€ – co-financiado pelo programa operacional Mar 2020 – inicia-se agora em Sesimbra e Peniche e ao longo de 2022 será alargada à totalidade das lotas principais sob gestão da Docapesca, em Portugal continental. Até ao final do primeiro semestre de 2023 estará implementado na totalidade dos postos de vendagem da Docapesca, situados nas pequenas comunidades piscatórias, refere o mesmo comunicado.
Os pescadores e compradores que queiram usar a app “Leilão a Bordo” poderão fazê-lo no site e terão de estar previamente registados na Docapesca, à semelhança do que já acontece no leilão online também disponibilizado pela empresa.