A instalação de 1435 painéis fotovoltaicos no hipermercado E.Leclerc de Lordelo, em Guimarães, vai permitir a produção anual de 900 MWh e poupar cerca de 90 mil euros por ano na fatura de eletricidade, num panorama atual de crise energética.
A UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) instalada na cobertura do edifício tem uma potência de 607 kWp e vai alimentar os sistemas de aquecimento, ventilação e climatização da loja, ou seja, um total de 38% das necessidades energéticas do hipermercado. Esta novidade vai ainda evitar a emissão de 230 toneladas de CO2 por ano, o que corresponde à plantação de 30 mil árvores.
Este é o primeiro projeto solar da Legendre Energia em território nacional, empresa especializada na construção de centrais fotovoltaicas, que tratou das questões mais técnicas, como o estudo da estrutura do telhado, e até das burocráticas.
O diretor da empresa, Matthieu Continho, fala num projeto de sucesso e acrescenta: “nos próximos 10 meses, vamos encomendar mais de 30 UPACs para Portugal. O potencial do mercado português é enorme e pretendemos ser um player de referência nos próximos anos”.
A Legendre Energia atua em Portugal desde 2019, nas áreas da construção, do imobiliário e agora da energia.