Lasso lidera com soluções inovadoras para recolha de resíduos urbanos
Autoria: Lasso
Com 22.500 contentores instalados em todo o mundo, a Lasso Eco Innovation tem vindo a alcançar uma posição de liderança no setor da gestão de resíduos. Trata-se de uma marca 100% nacional, com uma história de 30 anos no desenvolvimento e fabrico de soluções inovadoras de contentores enterrados e semienterrados de grande capacidade para recolha de resíduos urbanos, mistos e seletivos.
Na sua oferta, a Lasso inclui também os sistemas inteligentes para gestão de resíduos: controlo de acesso para sistemas PAYT (Pay-As-You-Throw) ou SAYT (Save-As-You-Thow) e sondas para monitorização dos níveis de enchimento. Para além de otimizar a operação e diminuir custos, os sistemas inteligentes também ajudam os municípios a implementar políticas de incentivo à reciclagem e separação de resíduos na origem.
Acompanhando os objetivos de sustentabilidade das cidades do futuro, entre as novidades mais recentes comercializadas pela Lasso estão as soluções para recolha de biorresíduos, com contentores enterrados e semienterrados, de 800 a 3.000 litros, já adotadas por municípios nacionais e internacionais.
Desviar os resíduos dos aterros sanitários, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar uma economia circular são objetivos prioritários das autarquias atualmente, de forma a atingir as metas definidas pela União Europeia relativamente a gestão de resíduos e para o combate à crise climática. “Conhecemos bem as necessidades das autarquias e das comunidades neste domínio e sabemos que a recolha seletiva de resíduos e a sua posterior valorização é uma prioridade no futuro próximo. O nosso papel é o de apoiar as autarquias a atingir as suas metas nesta área, desenvolvendo soluções costumizáveis para recolha de resíduos, adaptáveis a cada caso, que, para além de minimizar o custo da operação, garantem a higiene e limpeza urbana e contribuem para incentivar a deposição seletiva por parte dos munícipes, facilitando a posterior recuperação do lixo para reciclagem e evitando a sua deposição em aterro”, refere Maria João Ferreira, diretora comercial da Lasso para o mercado nacional.
Atualmente, os contentores Lasso instalados representam mais de 100 milhões de litros de espaço subterrâneo para recolha de resíduos e, em média, 7 contentores Lasso são recolhidos a cada minuto por empresas de gestão de resíduos em quase 3.000 cidades e vilas em todo o mundo.
*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine