A plataforma Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 tem como missão ser a principal plataforma de capacitação e qualificação dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais. O projeto da AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal), em fase de desenvolvimento, estará suportado numa “rede de parceiros técnicos”, com presença nas regiões Norte, Centro e Alentejo, devidamente qualificados para validar e dar acesso a conteúdos e casos de estudo, a incluir na plataforma, lê-se num comunicado.
De acordo com o Estudo de Diagnóstico e Plano de Ação, elaborado no âmbito do projeto, outro dos grandes objetivos é desenvolver uma oferta de assessoria às diferentes fases do ciclo de vida dos negócios liderados por Jovens Agricultores e por Jovens Empresários Rurais. Para esta meta, contribuirá o roadshow de âmbito nacional para divulgação da plataforma.
De acordo com a nota divulgada à imprensa, dar os primeiros passos para a criação de uma “rede de incubadoras rurais”, sob a marca Laboratório Vivo da Agricultura 4.0, também é uma das ambições desta iniciativa.
150 novos utilizadores por ano
O Estudo de Diagnóstico e Plano de Ação do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 define ainda como objetivo atingir, pelo menos, 150 a 200 novos utilizadores por ano.
A plataforma será vocacionada para apoiar o ciclo de vida dos negócios (desde a fase de investimento, à comercialização) e terá módulos sobre investimento, inovação e tecnologia, mercado e parcerias. Inclui ainda temas relacionados com a produção, a transformação, a comercialização e mercados. A utilização da ferramenta é gratuita durante a fase de instalação e consolidação do projeto.
Depois da realização do Estudo de Diagnóstico e Plano de Ação, seguir-se-á, no próximo ano, o desenvolvimento tecnológico da plataforma.