Knauf Insulation junta-se à campanha #Together4FireSafety
A Knauf Insulation juntou-se à campanha #Together4FireSafety para criar uma estratégia global contra os mais de 5 mil incêndios por dia que ocorreram na Europa em 2018.
Esta iniciativa da Fire Safe Europe foi apresentada dia 20 de fevereiro, em Bruxelas, pelo deputado eslovaco Vladimír Maňka. O evento contou com a presença de especialistas da área: bombeiros, associações, empresas e candidatos ao Parlamento Europeu. Até a mascote, o smurf bombeiro, esteve presente.
Com a campanha #Together4FireSafety, a Fire Safe Europe “quer dar continuidade à atividade desenvolvida pelos antigos deputados do Parlamento Europeu que apoiaram iniciativas como a realização de estudos sobre a toxicidade dos fumos e segurança contra incêndios em fachadas, a criação da plataforma Fire Information Exchange Platform (FIEP), a proposta de recolha de dados sobre incêndios em diferentes países e a incorporação da segurança contra incêndios na Diretiva relativa à eficiência energética em edifícios”, refere a empresa em comunicado.
Estima-se que na Europa são hospitalizadas 70 mil pessoas por ano devido a incêndios em edifícios e que mais de 4.300 morrem devido a estes. A Fire Safe Europe é uma associação de 15 empresas e associações que criaram esta iniciativa, entre as quais se destaca a Knauf Insulation como especialista em isolamento e reabilitação.
Amaya Oscar, gerente de Segurança contra incêndios da Knauf Insulation, esteve presente no lançamento da campanha e explicou que “na Fire Safe Europe trabalhamos para abordar a segurança contra incêndios em edifícios com uma perspetiva ampla. Entendemos que se deve trabalhar desde a planificação, do design dos edifícios e da obra da construção, mas a existência de um marco regulador adequado é fundamental para garantir a segurança contra incêndios nos edifícios do futuro”, e acrescenta “o nosso objetivo é criar consciência social e política sobre a segurança contra incêndios nos edifícios”.
Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insultaion Iberia afirma que “o mau estado do parque habitacional em muitos países da EU e a falta de monitorização em termos de qualidade e segurança, são elementos que agravam o risco, que não é apenas sobre a qualidade de vida, mas que também afeta a saúde dos cidadãos”.
De acordo com dados da Fire Safe Europe, o volume de vítimas por incêndios domésticos e o número de incêndios irá, tendencialmente, aumentar ano após ano. Algumas das práticas em que a associação está a trabalhar são introduzir testes de produtos de construção para toxicidade do fumo, abordar deficiências e pontos fracos dos métodos de teste na regulamentação de produtos de construção e desenvolver uma estratégia de segurança contra incêndios em toda a UE.
Marl Leverton, Diretor de Segurança da Europa Ocidental da Knauf Insulation e Presidente da Fire Safe Europe, destaca que “a proteção e a segurança dos edifícios devem ser uma prioridade do estado, já que passamos 90% do nosso tempo em edifícios, como a nossa casa ou local de trabalho. Atualmente, 90% das vítimas de incêndios são provenientes de edifícios e isto só será resolvido se trabalharmos com uma estrutura global comum que estabeleça objetivos e cujas ações sejam supervisionadas, tanto a nível local como europeu”.