Face aos desafios que hoje se fazem sentir na construção e reabilitação de edifícios, nomeadamente, atingir níveis positivos de eficiência energética, isolamento térmico, acústico e resistência ao fogo, a Knauf Insulation desenvolveu um novo estudo com casos reais em Portugal, para que arquitetos e engenheiros possam ter uma ferramenta com soluções práticas para níveis de conforto e eficiência máximos. Com o nome “Isolamento térmico, acústico e resistência ao fogo: casos de estudo” o projeto foi apresentado na passada sexta-feira, no Palácio do Governador (Lisboa), em co-organização com a Knauf e colaboração com o Portal da Construção Sustentável (PCS).
A arquiteta e responsável pelo estudo, Marlene Roque, explica em comunicado que o desafio para este estudo foi “perceber como é que os materiais da Knauf Insulation respondiam aos regulamentos portugueses no que dizia respeito à componente térmica, acústica e de reação ao fogo. Eu, com a concordância da marca, propus-me ao desafio de ir mais além e com os produtos da Knauf Insulation perceber qual a melhor performance que conseguia atingir nestas três variáveis. Os resultados surpreenderam até a própria equipa”.
O catálogo apresenta dois casos: a reabilitação de um edifício misto de 5 pisos (1 fração de comércio e 4 frações de habitação), localizado no centro urbano de Lisboa – Avenida Almirante Reis -, e o de uma construção nova, tendo como exemplo uma moradia unifamiliar de 1 piso.
Na reabilitação foram usados dois cenários, um que visava cumprir os requisitos mínimos, e o segundo em que se pretendia uma performance máxima. Em ambos os casos foram utilizados para as paredes exteriores o Painel Plus (TP138), nas paredes interiores o Ultracoustic Plus e no pavimento o Ultracoustic TP com Ultracoustic Absorção. As espessuras diferenciadas em cada um dos cenários justificaram os diferentes valores atingidos. Em todos os indicadores os resultados alcançados não só cumprem como ultrapassam largamente os requisitos legais, nomeadamente na questão acústica, um dos principais desafios deste caso.
No caso da construção nova, o modelo foi testado com 3 soluções construtivas (A, B, C), aplicadas em 3 zonas climáticas distintas (Lisboa, Faro e Bragança). Para as paredes exteriores e pontes térmicas foi utilizado ETICS com painel FKD-S, na cobertura o painel Cobertura e barreira de vapor Homeseal, nas paredes Interiores o Painel Plus (TP 138) e no pavimento o Ultracoustic TP. Exceção feita para a solução C onde foi usada Fachada ventilada com Painel Ultravent 032. Mais uma vez os resultados surpreenderam – a classe A+ foi inclusive conseguida em Bragança.
Marlene Roque também especialista em Acústica de Edifícios e Segurança Contra Incêndios, projetista e perita qualificada pela ADENE em eficiência, disse que “um dos valores diferenciadores que mais me chamou a atenção é a versatilidade dos produtos: conseguimos responder à térmica, à acústica e ter uma boa reação ao fogo utilizando apenas um produto. E isso é algo que a maioria dos produtos no mercado não tem”. Segundo a investigadora, este é um aspeto do qual muito projetistas já têm consciência mas que na prática ainda é pouco aplicado: “Existe hoje muita perceção sobre a eficiência energética e a sustentabilidade, mas noto também que existe muito ruído. Fala-se muito, de muita coisa, e depois na prática é muitas vezes prescrito o que já é habitual, quando outros produtos, como é o caso das lãs, resolvem vários problemas de uma só vez. Então é preciso passar mais à prática e este catálogo pretende ser uma ferramenta para ajudar nessa transição”.
O evento de apresentação do estudo contou também com debates sobre economia circular, a cargo de Aline Guerreiro, arquiteta e coordenadora do PCS, bem como com a apresentação de projetos no âmbito da arquitetura corporativa e de retalho pelo arquiteto Jorge Carrão, da MC-A. Paulo Moreira, da Knauf, e Irma Assunção, da Knauf Insulation, deram a conhecer os produtos do grupo, como destaque para as fachadas certificadas Passivhaus, os tetos acústicos, a nova gama Ultracoustic Plus e as coberturas verdes Urbanscape.
“A saúde, o conforto e a eficiência energética são hoje quase obrigatórios quando pensamos em construção ou reabilitação. Para nós, na Knauf Insulation, já são obrigatórios há muito tempo em tudo o que fazemos. Este catálogo, e o estudo desenvolvido, é uma ferramenta muito prática, com soluções construtivas detalhadas para conseguir atingir níveis ótimos de eficiência e isolamento tanto em construção nova, como em reabilitação”, conclui Susanna Farnés, Marketing Manager da Knauf Insulation Iberia.