A JYSK é uma cadeia internacional de lojas de artigos para o lar com raízes escandinavas que abrange tudo o que precisa para cada espaço da casa e do jardim. Em Portugal, a marca abriu a sua primeira loja em 2016, e conta atualmente com 29 em todo o território nacional. Agora, a empresa anunciou que a partir de 2025 só usará algodão nos seus têxteis que seja produzido de forma sustentável. Silvana Mauro, Diretora de Comunicação Interna e Externa da JYSK em Portugal e Espanha, explica tudo à Ambiente Magazine.

Qual o papel da sustentabilidade para a JYSK?
A sustentabilidade é uma área fundamental do compromisso da JYSK para com os clientes, colaboradores e com o planeta. Levará tempo, mas estamos empenhados em reduzir o nosso impacto no ambiente e tornar a sustentabilidade uma escolha acessível e económica para todos os clientes quando compram na JYSK. Sabemos que ainda há muito por fazer e entendemos a magnitude dessa tarefa. Estamos comprometidos em fazer a nossa parte para reduzir nosso impacto no ambiente e queremos ajudar nossos clientes e fornecedores a fazer o mesmo. Por isso, apresentamos uma nova estratégia de sustentabilidade: “Uma grande oferta para gerações”.
A nossa estratégia centra-se em cinco pontos chave para a proteção do meio ambiente e o apoio às comunidades onde a JYSK está presente: ação climática, cadeia de valor responsável, produtos de qualidade e confiança, local de trabalho atrativo e inclusivo, e transparência de dados. Assentamos numa base sólida e ativa de ações empresariais responsáveis no âmbito da responsabilidade social, ambiente e governação. Estamos constantemente a crescer e a expandir, por isso, como todas as estratégias empresariais, torna-se necessário atualizar constantemente a estratégia de sustentabilidade.
A nova medida de usar apenas algodão que provém de fontes sustentáveis surge em que momento?
A JYSK é membro da Better Cotton Initiative (BCI), que é a maior iniciativa do mundo para um algodão mais sustentável. Em 2020 estabelecemos a meta de que, a partir de 2025, todo o algodão utilizado nos seus produtos seja proveniente de fontes mais sustentáveis, em que todo o algodão fornecido para os produtos têxteis da JYSK deve ser proveniente do Better Cotton, isto é, algodão reciclado.
Na JYSK, estamos comprometidos em obter 100% mais algodão sustentável para todos os produtos têxteis, em que o algodão deve ser orgânico, reciclado ou obtido por meio da organização Better Cotton Initiative. E, portanto, desde dia 1 de janeiro deste ano, a gama de têxteis da JYSK, que inclui roupa de cama, toalhas, edredões, almofadas e cobertores, contém algodão proveniente de fontes mais sustentáveis. Para além de garantir que o novo algodão provém de uma produção mais sustentável, a JYSK apresenta a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100 desde 2018 para uma grande parte dos seus produtos compostos maioritariamente (80%) por fibras têxteis, como a toalha NORA, o edredão TUSINDFRYD e o colchão HEMLA.
Como funcionará este processo e onde será aplicado?
O algodão obtido como Better Cotton não é fisicamente rastreável desde o campo até ao produto final, porque a segregação do algodão ao longo da cadeia de abastecimento é complexa e dispendiosa. Para resolver este problema, a Better Cotton utiliza um sistema de balanço de massa, que permite uma abordagem mais simples e mais económica. Este sistema assegura que a quantidade de algodão obtida como Better Cotton corresponda ao volume produzido pelos agricultores, ajudando a aumentar a procura e a expandir a oferta global de algodão mais sustentável. Esta organização assegura que os agricultores recebem formação adequada para reduzir a utilização de água e pesticidas, bem como para promover condições de trabalho justas.
Que vantagens trará esta mudança?
Ao definir uma meta de fornecimento de algodão mais sustentável, a JYSK contribui para a mudança em direção a uma produção de algodão amigo do ambiente e responsável. É algo de que temos orgulho. Acreditamos que com esta mudança estamos a alavancar o setor dos têxteis e decoração e, assim, promover um consumo sustentável e mais amigo do ambiente. Para nós é importante que os nossos clientes se sintam seguros quando compram produtos como toalhas e fronhas, que estão em contacto direto com a pele. Com a certificação OEKO-TEX® STANDARD 100, podemos garantir que estes produtos foram testados e não contêm substâncias nocivas. Uma vez que para os consumidores portugueses, a responsabilidade ambiental é um fator cada vez mais relevante na escolha de uma marca, estamos orgulhosos de poder oferecer produtos sustentáveis a preços reduzidos, demonstrando que a qualidade, a sustentabilidade e a acessibilidade podem andar de mãos dadas.
Que outras medidas está a tomar a JYSK em matéria de sustentabilidade?
A nossa abordagem à sustentabilidade está enraizada nas nossas práticas de negócio e valores fortes, incluindo o espírito de Tradesmanship que define a JYSK e nos orienta em tudo o que fazemos. Identificámos cinco áreas-chave com base nas questões de sustentabilidade que são mais relevantes para a JYSK. Ao aumentar nosso foco nessas áreas, podemos contribuir para o que consideramos crítico para as próximas gerações. Permite-nos abordar os impactos significativos, mitigar riscos potenciais e aproveitar oportunidades que apoiem nossas responsabilidades ambientais, éticas e sociais.
No que diz respeito à ação climática, a JYSK conta com a aprovação da iniciativa Science Based Targets para os objetivos de redução climática da marca e compromete-se a trabalhar em estreita colaboração com seus fornecedores para desenvolver planos de redução com base em dados ESG válidos. Esta abordagem permite alcançar reduções significativas em toda a cadeia de valor. Além disso, a JYSK colabora com parceiros estratégicos para acelerar a adoção e o uso de novas tecnologias, especialmente no campo das energias renováveis, visando reduzir as emissões nas suas próprias operações.
Relativamente à cadeia de valor responsável, a JYSK tem uma grande responsabilidade na sua cadeia de valor e, por isso, está comprometida a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, garantir um ambiente de trabalho seguro e práticas comerciais éticas. Para isso, trabalhamos diretamente com seus fornecedores para assegurar que a sustentabilidade seja integrada em todos os negócios e mantenha os padrões na sua própria cadeia de valor, desde os centros de distribuição até às lojas.
Para assegurar produtos de qualidade e confiança, a JYSK pretende facilitar aos clientes a possibilidade de comprar e mobilar as suas casas com produtos fabricados a partir de materiais de origem responsável e certificados internacionalmente, a preços acessíveis. Para isso, nos próximos anos, mapeará as emissões de gases de efeito estufa de cada produto. Otimizando o uso de materiais e investigando formas de criar produtos de maior durabilidade, a marca procura reduzir sua pegada de carbono e proporcionar aos clientes tranquilidade ao comprar na JYSK.
A JYSK preocupa-se em promover um local de trabalho atrativo e inclusivo. O companheirismo é um dos três valores que constituem a base da empresa global. A empresa orgulha-se de ter elevados índices de satisfação laboral nas suas Pesquisas de Satisfação de Colaboradores nos países onde opera e esforça-se para manter um espaço de trabalho onde os colaboradores se sintam seguros para ser quem são, exerçam o seu direito de se expressar e onde sua saúde e segurança são uma prioridade. No que diz respeito à transparência de dados, a JYSK está comprometida em ser aberta e transparente sobre seu progresso e os desafios enfrentados em temas de sustentabilidade, cumprindo com a legislação a nível global. Além disso, tem em conta os aspetos de sustentabilidade em todas as suas decisões chave, como investimentos em expansão e atividades em lojas.
Que resultados já obteve a empresa neste sentido?
Enquanto empresa internacional especialista em descanso, mobiliário e decoração para o lar, apresentamos um plano de sustentabilidade, no qual nos comprometemos com a acessibilidade para todos, como parte fundamental do nosso compromisso. Neste sentido, temos certificações internacionais numa grande parte dos materiais dos nossos produtos, tais como: FSC, Better Cotton, Global Recycled Standard (GRS) e iniciativas de redução de embalagens de plástico, apresentamos uma forte agenda de diversidade, equidade e inclusão e valores e cultura fortes na empresa, trabalhamos com melhorias e testes de qualidade para criar produtos mais duradouros e concentramo-nos significativamente nos direitos dos trabalhadores da cadeia de valor.
E quais são os objetivos a médio e longo prazo para tornar a JYSK mais amiga do ambiente?
Acreditamos que estabelecemos objetivos ambiciosos e com impacto para os próximos anos na empresa a nível global com enfoque nos nossos clientes, na nossa cadeia de valor e no nosso local de trabalho. A nossa abordagem impulsiona iniciativas para gerar uma mudança positiva no clima e nas comunidades onde a JYSK opera, garantindo transparência no processo e nas atividades realizadas. Orgulhamo-nos de receber o selo de aprovação da iniciativa Science Based Targets para os nossos objetivos climáticos, em 2024.
Embora as emissões de gases com efeito de estufa da JYSK nas suas próprias operações cubram menos de 2% das emissões totais da empresa, a JYSK trabalhará para reduzir a sua pegada nesta área. A partir de 2022 como ano de referência, a JYSK estabeleceu como objetivo atingir uma redução absoluta de 50,4% de CO2e até ao final do ano fiscal de 2032. 93% das emissões totais de gases com efeito de estufa da JYSK provêm dos produtos, bens e serviços adquiridos aos fornecedores. Como parte dos objetivos aprovados pela SBTi, a JYSK exigirá que os fornecedores calculem as suas próprias emissões e que os seus objetivos sejam aprovados pela SBTi antes do final do ano financeiro de 2028. Para alcançar este objetivo, a JYSK basear-se-á numa colaboração já estabelecida com os seus fornecedores sobre tópicos como os direitos dos trabalhadores na cadeia de fornecimento através da organização internacional amfori. Atualmente, apoiamo-los com webinars e orientações sobre como podem calcular as suas próprias emissões de gases com efeito de estufa, para que se possam inscrever no SBTi antes do final do ano financeiro de 2028.
O SBTi aprovou o seguinte:
- O ano de referência é o ano fiscal de 2022.
- A JYSK compromete-se a reduzir as emissões absolutas de GHG de âmbito 1 e 2 em 50,4% até ao
AF2032, a partir de um ano de referência do AF2022. - A JYSK compromete que 72,5% dos seus fornecedores que emitem emissões que abrangem bens e
serviços adquiridos tenham objetivos com base científica até ao AF2028. - Emissões totais da JYSK divididas nos âmbitos 1, 2 e 3:
• o 1,85% Âmbito 1 e 2
• o 98,15% Âmbito 3