Dando continuidade à sua missão de garantir o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), a Sociedade Ponto Verde volta a lançar o programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais, agora nomeado de “Juntos a reciclar ++”.
O projeto tem vindo a ser implementado nos últimos anos e, devido ao seu sucesso e ao número de ações implementadas com recurso a este financiamento, cresceu, e passou a contar com uma plataforma digital para candidaturas, que promove um webinar para ajudar os parceiros a concorrer ao programa. No total, o programa destina 500 mil euros para financiar projetos destas entidades.
Através deste projeto de proximidade, a SPV reforça a sua atuação nestes eixos, apoiando, assim, os SGRU, Câmaras e Empresas Municipais na realização de ações ligadas a estas áreas. Além disso, destaca a importância de existir uma comunicação integrada, com consistência e com alinhamento de mensagens entre todas as entidades parceiras, bem como de trabalhar em proximidade com os cidadãos e a sua realidade local, através de ações espalhadas por todo o país.
Atualmente, as embalagens são o único fluxo urbano em que as metas de reciclagem são cumpridas, ainda assim, o vidro é o material que mais preocupações tem dado. Neste sentido, e tendo em conta o contexto atual do setor e todos os desafios decorrentes das atuais metas de reciclagem – 65% de reciclagem de embalagens colocadas no mercado até 2025 e 70% em 2030 -, esta edição do projeto está focada no aumento da participação na reciclagem de embalagens de vidro.
“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto no qual muito acreditamos. Continuamos empenhados em trabalhar de forma colaborativa com SGRU, Câmaras e Empresas Municipais e reforçamos a importância de atuar em parceria com estas entidades, que são parceiras históricas da SPV. Todas as ações contam no atingimento das metas e, em especial no vidro, onde temos de acelerar e adotar ações especificas. É fundamental termos um SIGRE que trabalha em regime colaborativo e em parceria e é exatamente por isso que financiamos projetos ligados à comunicação, sensibilização e educação, que são, aliás, áreas nas quais a SPV acredita e investe de forma contínua”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.